Participe do “Programa Arvorar Jovem” nas férias


Fotos Raul Spinassé /Divulgação

A temporada segue até 30 de janeiro de 2020 e a inscrição inclui todas as atividades de desenvolvimento em grupo, materiais educativos, lanche, transporte para os passeios e ingressos dos espaços culturais visitados. O projeto tem turmas às segundas e quartas-feiras, ou às terças e quintas-feiras, sempre das 14h às 17h.

“A proposta do Arvorar nas Férias, com o projeto Viver a Cidade, é oferecer uma opção de lazer divertida, mas que também amplie o repertório dos participantes sobre a sua cidade”, explica Faezeh Shaikhzadeh, psicopedagoga e coordenadora do programa Arvorar Jovem, que trabalha o empoderamento e protagonismo juvenil. As visitas aos pontos turísticos e históricos da capital baiana são um meio de apreender sua beleza e significado para depois traduzi-las em variadas linguagens artísticas, como exercício de expressão e ludicidade.

De acordo com a metodologia do programa, é importante que os jovens discutam e decidam os passos do grupo, conforme suas curiosidades e interesses, como forma de construção de autonomia e envolvimento com os temas e vivências. Assim, apenas o Pelourinho está definido como ponto de partida para os passeios, dada a sua representatividade para a formação da cidade. Todas as demais vivências serão pensadas por eles.

“É uma experiência ímpar! Além de conhecer mais sobre a cidade, os participantes têm a oportunidade de expressar suas opiniões e de compreender melhor como pensa o outro, e cada percepção individual e coletiva de mundo”, avalia Sheila Guimarães, mãe de Cauã, participante da primeira temporada.

Arvorar Jovem

O programa Arvorar Jovem promove o encontro semanal de grupos de adolescentes que, acompanhados por mediadores qualificados, exploram temas pertinentes a esta etapa da vida e realizam atividades vivenciais para despertar a consciência sobre si mesmos, sobre o mundo ao seu redor e sobre o seu papel nos processos de melhoramento social. Sua programação regular para o primeiro semestre de 2020 se inicia em fevereiro e as matrículas já podem ser feitas a partir da primeira semana de janeiro.

Trata-se de um espaço de convivência, reflexão e ação, que estimula o protagonismo juvenil, o exercício da cidadania, a busca pelo conhecimento e o aperfeiçoamento de habilidades socioemocionais, e promove empoderamento para a vida. “Participar de grupos como o Arvorar permite aos adolescentes colocarem a mão na massa e expressarem seus talentos e habilidades em ações relevantes para eles e para a sociedade”, avalia Eduardo Santos, psicólogo e responsável pelo programa.

Arvorar – Desenvolvimento Humano

A Arvorar é uma empresa dedicada ao desenvolvimento das potencialidades de pessoas, comunidades e organizações. Atua na área da educação, desenvolvimento social e programas de formação, voltados para todas as idades. Possui expertise em projetos e ações para o desenvolvimento de adolescentes e jovens – como o programa Arvorar Jovem.

Arvorar nas Férias: Viver a Cidade – História, Arte e Cultura

Temporada 2 – De 14 a 30 de janeiro de 2020

Grupos para adolescentes de 11 a 17 anos

· Turma 1: segundas e quartas, de 14h às 17h

· Turma 2: terças e quintas, de 14h às 17h

Sede: IBAAC (Rua das Hortências, 726, Itaigara)

Valor: R$430,00 (quatrocentos e trinta reais) – Dividido em até duas parcelas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.