Música popular e erudita no “Cameratas da OSBA no Pelô”


Divulgação

Com o objetivo de oferecer ao público acesso à música popular e erudita no período natalino e no verão de Salvador, o Centro Histórico recebe o projeto Cameratas da OSBA no Pelô – do popular ao erudito. As primeiras apresentações acontecem no mês de dezembro, confirmadas nos dias 10, 12, 13 e 17. As atividades, que se estenderão até o mês de janeiro, serão realizadas em parceria do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) com a OSBA.

O projeto é formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar e será apresentado em igrejas do Centro Histórico de Salvador. Todas as apresentações serão precedidas pelo cortejo do Terno de Reis Eterna Juventude, formado por pessoas idosas. Os ternos contam a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus, encenando o verdadeiro espírito natalino.

No dia 10, terça-feira, a abertura do projeto fica por conta do sexteto de sopros e percussão Opus Lumen, às 19h, na Igreja Santo Antônio Além do Carmo. Antes disto, às 18h30, o Terno de Reis Eterna Juventude se apresenta no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, saindo do Forte. Quinta-feira (12), o terno sairá da sede do CCPI (Casa 12, Largo do Pelourinho), às 16h30, em direção à Igreja da Misericórdia para a apresentação do quinteto Bahia Cordas, às 17h.

Sexta-feira (13) a programação o cortejo sai do CCPI às 17h30, para a apresentação na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco do Quarteto Novo, de sopros e cordas. O último concerto de dezembro será no dia 17, terça-feira, do quinteto Bahia Cordas, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 17h, após o tradicional desfile do Terno de Reis Eterna Juventude, que sai novamente do CCPI. Todas as apresentações são gratuitas e a programação de janeiro será divulgada em breve.

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQI+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelô da Bahia, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Criada em 30 de Setembro de 1982, é uma companhia estadual que integra os corpos artísticos do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

Programação – Cameratas da OSBA no Pelô

10 de dezembro, terça-feira

18h30 – Terno de Reis Eterna Juventude

Local: Forte de Santo Antônio Além do Carmo

19h – Opus Lumen (sexteto de sopros e percussão)

Local: Igreja Santo Antônio Além do Carmo

Gratuito

12 de dezembro, quinta-feira

16h30 – Terno de Reis Eterna Juventude

Local: Centro de Culturas Populares e Identitárias

17h – Bahia Cordas (Quinteto de Cordas)

Local: Igreja da Misericórdia – Rua da Misericórdia, 06 – Centro Histórico

13 de dezembro, sexta-feira

17h30 – Terno de Reis Eterna Juventude

Local: Centro de Culturas Populares e Identitárias

18h – Quarteto Novo (Sopros e cordas)

Local: Igreja da Ordem Primeira de São Francisco

17 de dezembro, terça-feira

16h30 – Terno de Reis Eterna Juventude

Local: Centro de Culturas Populares e Identitárias

17h – Bahia Cordas (Quinteto de Cordas)

Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Largo do Pelourinho, s/n – Pelourinho

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.