Oficina de videogame gratuita no ICBA com desenvolvedores alemães


Jana Reinhardt & Friedrich Hanisch. Foto Simon Krautheim/Divulgação

No dia 23 de novembro, das 9h30 às 17h, o Goethe-Institut (ICBA) coloca dois dos residentes de seu Programa de Residência Artística Vila Sul para compartilhar conhecimentos na criação de videogames. Friedrich Hanisch e Jana Reinhardt (Alemanha) vão além: na oficina “Com as alterações climáticas (não) se brinca!”, eles colocam literalmente em jogo a problemática da mudança climática e seus impactos sobre a humanidade e a natureza. A ideia é desenvolver, junto com os participantes, mecânicas de jogos que possam servir para tornar o tema mais tangível e aumentar a atenção ao assunto. São oferecidas 20 vagas gratuitas, para maiores de 16 anos, com inscrições através de preenchimento de formulário disponível em http://bit.ly/oficinavideogame, até o próximo dia 18. Os selecionados serão comunicados por e-mail até o dia 20.

Durante as seis horas do encontro, também será abordada a implementação conceitual de videogames com meios diferentes – papel e canetas, figuras de jogos e dados, computador e mouse. O conhecimento de inglês é preferível e o prazer de jogar é indispensável para a participação, mas não é necessário conhecimento prévio de programação.

Sobre a dupla – Friedrich Hanisch é criador de videogames. No ano de 2010, concluiu com distinção seus estudos de Design de Multimídia na prestigiosa escola de artes alemã Burg Giebichenstein – o seu projeto final, um protótipo de um videogame, ganhou o SAE Alumni Award. O trabalho de Friedrich inclui o desenho de jogos, desenho de níveis e o desenvolvimento e implementação de jogabilidade interativa. Jana Reinhardt é programadora e jornalista de videogames. O seu trabalho consiste em conectar jogos e narrativas, bem como criar personagens interessantes e um design de jogo atípico. Também concluiu, em 2010, os estudos de Design de Multimídia na Burg Giebichenstein. Em 2011, a dupla fundou o estúdio de videogames Rat King e desenvolveu, entre outros, o jogo de mistério “TRI: OF Friendship and Madness”, que ganhou, em 2015, o Goldenen Spatzen (Pássaro de Ouro) e o Prêmio Alemão de Videogames, na categoria melhor jogo juvenil. A residência de ambos na Vila Sul é apoiada pela Kunststiftung Sachsen-Anhalt.

Sobre o Goethe-Institut Salvador-Bahia – Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Mais de 70 residentes já experimentaram esta oportunidade.

“Com as alterações climáticas (não) se brinca!”

Oficina de desenvolvimento de videogames

Com: Friedrich Hanisch e Jana Reinhardt

Quando: 23 de novembro (sábado), das 9h30 às 17h

Onde: Biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia

Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória

Quanto: Gratuito

Inscrições até 18 de novembro: em http://bit.ly/oficinavideogame

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.