Primeira edição do Festival Boa Música em Itacaré


Foto divulgação (Andrade Fotografia)

A boa música vai invadir Itacaré. Além de atrações como Armandinho Macedo e Adaury Mothé Trio, nomes de destaques locais e regionais também estarão na programação. Ronara Criola, Banda Quente, Laís Marques, Marcos Abaga e Pecados Capitais se apresentam na cidade turística da Costa do Cacau, nos dias 15 e 16 novembro, na primeira edição do Festival Boa Música.

Armandinho. Divulgação

Armandinho, que comemora 50 anos de carreira, estará a acompanhado do teclado de Yacoce Simões e a percussão de Emanuel Stanchi no primeiro dia do evento. Com jeito único de interpretar os clássicos do chorinho com seu bandolim, o artista viaja pelo mundo divulgando sua Guitarra Baiana.

Já Adaury Mothé Trio traz do Rio de Janeiro o melhor do Jazz Brasileiro levando a comunidade, turistas e visitantes o melhor da boa música. O grupo carioca liderado pelo pianista e compositor Adaury Mothé conta com o contrabaixista Berval Moraes e o baterista Vitor Vieira, amigos e parceiros musicais de Adaury a mais de uma década. Em Itacaré farão duas apresentações com repertório diferentes. “Além de nomes mais famosos, também queremos apresentar como são boas as pratas da casa”, diz o prefeito Antônio de Anízio.

Artista com proposta multicultural, Ronara Criola faz um passeio pelos ritmos afro-baianos atuais conhecidos como afro pop, sem abrir mão das origens do samba de roda do Recôncavo, dos terreiros e dos quilombos. Na cena local se apresenta em espaços de shows e grandes eventos da cidade como o Festival Gastronômico e Réveillon. Atualmente encontra-se em processo de pesquisa para montagem de CD autoral.

Banda Quente. Foto divulgação de Izabel Valverde

A Banda Quente é um trio musical protagonizado mulheres, genuinamente sul-baiano, independente e afro-brasileiro. No trabalho músicas autorais que são reconhecidas por transitar em temas emblemáticos do universo feminino contemporâneo por meio de suas letras. Mistura ijexá, afoxé, alujá, forró, blues, coco, samba, Bossa Nova e MPB.

Laís Marques está na cena musical há 17 anos. A cantora, compositora, instrumentista, produtora musical e cultural, tem trabalho solo com dois discos e um single. Divide-se entre suas multifunções solo e o trio feminino de forró Flô que se Xêre, onde assume zabumba e voz. A artista acredita na fusão de ritmos, principalmente brasileiros, seu trabalho autoral se encaixa no contexto da nova MPB onde a mistura é permitida, sem deixar de evidenciar a veia nordeste em seu trabalho, já que é amante do forró.

Músico instrumentista, cantor e compositor, Marcos Abaga, atua no na música há 25 anos. Hoje em seu atual show, o palco conta com voz, violão, bumbo e o shimbal. Todos são direcionados e executados pelo próprio Marcos Abaga interpretando composições próprias e de artistas consagrados da música popular brasileira.

Marcos Abaga. Divulgação

No festival da Boa Música, a banda Pecados Capitais irá apresentar sua veia blues com muita improvisação, algumas canções do primeiro álbum e outras composições que ainda não foram gravadas, além de grandes clássicos do Blues nacional e internacional. Pecados Capitais é uma banda que nasceu em 2014. Hoje está no processo de gravação do 2º álbum que tem previsão de ser lançado no início de 2020.

O estilo musical instrumental, jazz e o blues também estarão representados no Festival, além de Armadinho Macedo, Adaury Mothé Trio, também pelas atrações: Banda Meu Som Instrumental, a cantora Sandy Will e banda e o Saxofonista Rodney Roque. Já os estilos musicais MPB e Bossa Nova terão seus representantes nas vozes de Reginaldo Natureza, Banda Sparta, Padre Ednaldo, Aram e Banda Raiô.

Ronara Criola em foto divulgação de Elton Andrade

Idealizado pela Prefeitura local por meio da Secretaria de Turismo, o acesso é gratuito fiel à proposta de promover o intercâmbio entre novos expoentes da música, tendo como principal objetivo divulgar e fortalecer o trabalho de artistas de diferentes estilos musicais. O evento também contará com apresentações culturais, workshop de música, feira da economia criativa e circuito gastronômico, além de cortejo nas ruas da cidade.

Durante o dia, jazz e blues no pôr do sol, no palco em homenagem a Elza Soares (Ponta do Xaréu), e à noite os palcos batizados de Tom Jobim (Praça Santos Dumont), João Gilberto (Rua da Pituba), Vinícius de Moraes (Passarela da vila) e Dorival Caymmi (Orla de Itacaré), traz nomes da Bossa Nova, MPB, Jazz e Blues. O patrocínio é do Governo do Estado por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) com apoio da Cervejaria Eisenbahn.

Primeira edição do Festival Boa Música
Quando: 15 e 16 de novembro (sexta-feira e sábado)
Onde: Itacaré – Costa do Cacau/Litoral Sul da Bahia – localizado a 249 km de Salvador
Aberto ao Público

Programação oficial

Dia 15 de novembro (sexta-feira):

Palco Elza Soares (Ponta do Xareú) – Pôr do sol

16h00 – Rodney Roque
18h às 23h – Feira da Economia Criativa – Praça Santos Dumont
19h – Cortejo instrumental com a Fanfarra de Percussão de Taboquinhas (Fanpet)

Apresentação de manifestações culturais

19h – Dedo de Moça
19h30 – Capoeira: Tribo do Porto

Palco João Gilberto (Pituba)

18:00 – Banda Meu Som Instrumental
20:00 – Banda Pecados Capitais

Palco Tom Jobim (Praça Santos Dumont)

20:00 – Ronara Criola
22:00 – Armandinho Macedo
00:00 – Adaury Monthé Trio

Palco Vinicius de Moraes (Passarela)

18:00 – Banda Quente
20:00 – Banda Sparta

Palco Dorival Caymmi (orla)

19:00 – Padre Ednaldo
21:00 – Reginaldo Natureza

>>>Dia 16 de novembro (sábado)

Workshop de Música – Clube Pirajá
08h às 12h – Naiara Galvão / Maestro Claudio
14h às 18h – Naiara Galvão / Maestro Claudio

Palco Elza Soares (Xareú) – Por do sol

16:00 – Banda Meu Som Instrumental
18h às 23h – Feira da Economia Criativa – Praça Santos Dumont
19h – Cortejo instrumental com a Filarmônica São Miguel.

Apresentação de manifestações culturais

19h – Bicho Caçador
19h30 – Capoeira: Tribo Unida

Palco João Gilberto (Pituba)

18:30 – Aram
20:00 – Marcos Abaga

Palco Tom Jobim (Praça Santos Dumont)

20:00 – Sandy Will
22:00 – Adaury Monthé Trio
00:00 – Banda Raiô

Palco Vinicius de Moraes (Passarela da Vila)

18:00 – Laís Marques
20:00 – Pecados Capitais

Palco Dorival Caymmi (Orla)

19:00 – Banda Quente
21:00 – Rodney Roque

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.