Audição de balé para a Ópera Lídia de Oxum


Fotos Reprodução do Memorial Lindembergue Cardoso (Facebook)

Vinte bailarinos serão selecionados para participar da mais nova montagem da Ópera Lídia de Oxum, obra de Ildásio Tavares e do maestro Lindembergue Cardoso, que acontecerá em novembro, no Teatro Castro Alves. Interessados em participar devem se inscrever até o dia 26 de setembro acessando o site www.colecaoildasiotavares.com.br e preencher a ficha de inscrição.

Os testes para o corpo de balé acontecerão no dia 27 de setembro (sexta-feira), das 9 às 18 horas, no Piso B do Teatro Castro Alves (TCA). Os selecionados participarão de ensaios no mês de outubro e em duas semanas de novembro.

Com coordenação geral de Ildazio Júnior e direção artística de Gil Vicente Tavares filhos de Ildásio Tavares, que junto a Lindembergue Cardoso assina a obra, a montagem acontecerá de 21 a 23 de novembro.

A primeira ópera baiana do Brasil e a primeira ópera brasileira escrita em português, a montagem homenageia a cultura afro e será remontada 25 anos após sua estreia, com apresentações no teatro e em praça pública. No palco, 164 artistas divididos em oito solistas, 75 músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), 60 coristas, 20 bailarinos, cinco percussionistas e um violeiro-repentista.

O projeto BAHIA AFRO BAHIA tem patrocínio da Skol Puro Malte, por meio da Cervejaria Ambev, e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Coleção Ildásio Tavares – Além da Ópera Lídia de Oxum estão previstos no projeto também a realização de outras peças escritas por Ildásio e a reedição de quatro livros do autor, como Xangô e Candomblés da Bahia. Entre os títulos a Antologia Negra uma reedição de quatro livros (Xangô, Lídia de Oxum, Candomblés da Bahia e Nossos Colonizadores Africanos), com nova diagramação e box com capa pintada por Caribé.

Encenada pela primeira vez em 1978, em coprodução com o Teatro Castro Alves, a Ópera Caramuru será remontado pela Vira Mundo Produções e apresentada em praça pública, popularizando o gênero ÓPERA na Bahia. Já o LP Espetáculo Os Orixás, que foi lançado em 1978, pelo Som Livre, ganhará novos arranjos e uma versão inédita de show, com artistas baianos convidados, com reedição em LP deste disco clássico.

Ildásio Tavares – Poeta, romancista, dramaturgo, ensaísta e compositor, Ildásio Tavares, viveu 70 anos, entre 1940 e 2010. Em vida publicou centenas de artigos em colunas dos jornais. Na sua carreira, fez 17 poemas em livros de Antologias Poéticas; sete contos em livros de Antologias de Conto; 12 roteiros de espetáculos; 14 livros de poesia; dois libretos de Ópera; dois roteiros de filmes; três romances e 46 músicas gravadas.

Lindembergue Cardoso  – Foi um compositor, maestro e professor, nasceu em 30 de junho de 1939, Livramento de Nossa Senhora, Bahia e faleceu em 23 de maio de 1989. Quando faleceu, aos 49 anos, era vice-diretor da Escola de Música da UFBA.

Ópera Lídia de Oxum

Dia do teste: 27 de setembro(sexta-feira)
Horário: 9 às 18 horas

Onde:Piso B do Teatro Castro Alves (TCA)

Quando a montagem: 21 á 23 de novembro

Onde: Teatro Castro Alves
Endereço: Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande, Salvador – BA, 40080-121

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.