Programação do desfile de 7 de Setembro


O desfile cívico do Dia da Independência do Brasil, que acontece no feriado deste sábado (07), no Campo Grande, atraí para as ruas da capital milhares de baianos e turistas. Tem início às 9 horas em frente do palanque oficial onde se encontram o governador do Estado Rui Costa, o prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães Neto e o coronel Luiz Eduardo Possídio Santos, Chefe do Estado-Maior da 6ª Região Militar e autoridades civis e militares. Em um percurso de aproximadamente cinco quilômetros, tropas militares,instituições civis, bandas e fanfarras desfilam entre o Corredor da Vitória e a Praça Castro Alves. A 6ª Região Militar coordena o evento, contando com o efetivo de cerca de 4 mil militares.

O desfile terá a seguinte ordem:
Tropas oficiais:

Marinha do Brasil
Exército Brasileiro
Força Aérea Brasileira
Polícia Militar da Bahia
Corpo de Bombeiros Militar
Polícia Civil da Bahia
Guarda Municipal de Salvador
Salvamar
Veículos motorizados:

138 viaturas militares
50 motocicletas civis
Outras organizações:

Samu
Maçonaria
Rotary Club
Lions Club
Central de Transplantes da Bahia

LBV

Associações, grupos teatrais e religiosos

Hipomóvel

 

Fanfarras de escolas municipais

Foto Ângelo Pontes (Secom -PMS)

Ao todo, 270 alunos da rede municipal integram as fanfarras Helena Magalhães (Fahema), Teodoro Sampaio (Fantesa) e Barbosa Romeu (Bams’c) que irão participar do desfile pela Independência do Brasil, neste próximo sábado (7). O desfile está previsto para as 9h, após a saída do cortejo militar, e a concentração será no Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória.

As bandas passarão por ruas e pontos históricos de Salvador, tocando músicas variadas, como “Lilás”, “Paz e Amor” e “Galeon”, com o uso de instrumentos como trombone, cornetas, cornetões, bombardinos, trompetes, bumbo, surdo, caixa e pratos.

Além da atenção às notas musicais, os instrumentistas se concentram em cada passo, de forma alinhado com os demais integrantes. Por isso, precisam de disciplina e atenção. A atividade ensaiada, pelo menos três vezes por semana, envolve teoria e prática musical, civismo, dança e expressão corporal. As fanfarras recebem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Independência – O historiador Francisco Sena ressalta que, assim como o Dois de Julho, as celebrações pelo Sete de Setembro são importantíssimas, pois trata-se de uma data nacional que simboliza o grito do Ipiranga, apesar de a independência de fato ter transcorrido em um período histórico maior. Sena explica que, mesmo com a proclamação, várias províncias ainda estavam submetidas ao governo português, como era o caso da Bahia.

“Houve lutas, e a Bahia foi a província mais importante nessas lutas, por isso temos duas comemorações aqui no estado. Enquanto o Sete de Setembro é muito mais uma parada militar, um desfile de governo, o Dois de julho é mais popular, mas cada uma mantém a sua peculiaridade e importância”, diz.

Prefeitura monta esquema especial para o Sete de Setembro

Como forma de garantir a tranquilidade e segurança dos presentes, a Prefeitura montou um esquema especial de serviços para atender a toda população.

Guarda Civil – A segurança dos festejos contará com o apoio de uma equipe formada por 351 agentes da Guarda Civil Municipal, que atuarão em apoio à Transalvador nas barreiras de trânsito e na segurança da área do Campo Grande. Além disso, os agentes seguirão a tradição e farão parte do desfile.

Mobilidade – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai reforçar as linhas de transporte coletivo para dar mais conforto ao público que participará do desfile. No dia do evento, nove ônibus da frota reguladora estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 13h às 18h. Além disso, serão reforçadas 20 linhas que operam com destino ao Centro da cidade e às estações.

As linhas são as seguintes: 1005 Itapuã – Lapa, 1034 Parque São Cristóvão – Barroquinha, 0417 IAPI – Lapa, 0915 Vale dos Rios/Stiep R4, 0931 Rio das Pedras – Campo Grande R1, 0503 Brotas – Lapa, 1002 Aeroporto – Campo Grande, 1030 Praia do Flamengo – Sé, 1052 Estação Mussurunga – Barra 2, 1133 Terminal Acesso Norte – Pernambues, 1143 Terminal Acesso Norte – Barroquinha, 1413 Boca da Mata – Lapa, 1317 Pau da Lima – Barroquinha, 1340 Estação Pirajá – Barra 1, 1341 Estação Pirajá – Barra 2, 1388 Estação Pirajá – Barra 3, 1533 Fazenda Coutos – Lapa, 1602 Alto de Coutos – Lapa, 1606 Paripe – Baixa. Dos Sapateiros e 1628 Rio Sena – Lapa.

As linhas de ônibus terão itinerários modificados devido à interdição da Rua Carlos Gomes. Assim que a via for liberada, os ônibus voltam a circular normalmente.

O cidadão que preferir utilizar os serviços dos táxis poderá fazer a solicitação através do aplicativo Táxi Mobi, que opera até mesmo no feriado com bandeira 1 e 20% de desconto, ou se dirigir a um dos pontos fixos localizados no Campo Grande, Praça da Piedade, Rua Direita da Piedade, entre outros.

Alterações no trânsito – Devido aos festejos da Independência do Brasil, o trânsito será modificado em algumas vias da região do centro da cidade. As alterações acontecerão nos dias 6 e 7 de setembro, para garantir a fluidez do tráfego e a segurança de condutores e pedestres durante as comemorações.

A partir da meia-noite do dia 7, o estacionamento de veículos será proibido nas seguintes vias: Av. Euclídes da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Rua Tenente Pires Ferreira (entre a Rua Raul Drumond e a Rua Presidente Kennedy), Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra / Largo da Vitória / Corredor da Vitória / Largo do Campo Grande / Passeio Público / Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, Rua da Misericórdia, Ladeira da Praça, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes, Rua Forte de São Pedro, Rua Banco dos Ingleses, Rua Baronesa de Sauípe (lado direito), Rua Direita da Piedade (trecho compreendido entre a Rua Clóvis Spínola e a Rua Politeama de Baixo), e Largo dos Aflitos.

Para coibir o estacionamento irregular, equipes da Transalvador farão o monitoramento do tráfego e circulação de pedestres na via.

Interdição – A circulação de veículos será proibida, a partir das 4h do dia 7, nas seguintes vias: Av. Euclídes da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra: sentido Bairro-Centro / Largo da Vitória / Corredor da Vitória / Largo do Campo Grande / Passeio Público / Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Rua do Paraíso (ente a Av. Sete de Setembro e a Rua Professor Américo Simas), Praça Castro Alves, Rua Chile, Rua da Ajuda, Ladeira da Montanha, Ladeira da Conceição da Praia, Rua Conceição da Praia, Rua Carlos Gomes, Rua Forte de São Pedro, Rua Clovis Spínola, e no Largo dos Aflitos. Já a partir das 05h do mesmo dia, haverá inversão do sentido de tráfego de veículos na Rua Gamboa de Cima (trecho entre a Lateral do Quartel da PM até o imóvel de nº 57), e na Rua Presidente Kennedy.

Os veículos com destino às proximidades do Centro da cidade deverão utilizar as avenidas Lafayette Coutinho (Av. Contorno), Vale dos Barris e Dr. J. J. Seabra (Baixa dos Sapateiros). Os automóveis provenientes da Av. Princesa Leopoldina, com destino ao bairro da Graça, terão como opção de tráfego a Av. Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

Zona Azul – Para quem desejar ir aos festejos utilizando veículo próprio, serão oferecidas vagas de Zona Azul no estacionamento São Raimundo e na Barroquinha.

Barreiras – A partir das 19h do dia 6, serão instaladas barreiras fixas em 20 pontos nas imediações do trajeto. No dia 7, a partir das 6h, mais 26 barreiras móveis serão instaladas pela Transalvador.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.