Malê Debalê lança tema para o carnaval 2020


Divulgação

Para comemorar seus 40 anos de história, o Bloco Afro Malê Debalê levará para o carnaval de 2020 uma homenagem ao cantor Gilberto Gil, através de releituras das canções de Refavela (1977). O álbum, gravado após uma viagem à Nigéria, revive a herança cultural da diáspora africana. A coletiva para lançamento do tema acontecerá no dia 22 de agosto, na Unijorge, a partir de parceria entre o bloco e os cursos de Comunicação da IES. A Galáxia – Agência Experimental de Comunicação Integrada da UJ, formada por estudantes de Comunicação -, assina o material de divulgação do evento.

“Voltamos à década de 1970 para falar de refavelar. Aos 40 anos, o Malê faz reverência a Gil, por ser uma figura do movimento negro que pôde se revelar e sobretudo obter êxito com a música popular, a música baiana, contando a nossa história, que passa também por um processo de reafirmação da cultura de nosso povo”, explica o atual presidente do bloco, Claudio Araújo.

Batizado de “Refavelando: Malê retorna a África com Gilberto Gil”, o lançamento contará com apresentações de percussão e balé afro, em um pequeno cortejo. Estarão presentes no evento representantes dos blocos afros, representantes da Secretaria de Cultura do Estado e da Secretaria de cultura e Turismo Municipal, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, jornalistas, músicos e compositores.

Sobre o Malê

O Bloco Afro Malê Debalê marcou os anos de 1980 e 1990 pela afirmação da luta contra o racismo e pela ocupação de espaços pelo povo negro. O Malê se consagra através de canções, danças e fantasias, que levam para os circuitos do Carnaval de Salvador questionamentos e reflexões sobre a história e vida de seu povo. A força do bloco conquistou o mundo e levou consigo o nome do bairro de sua origem, Itapuã, e a tradição de uma nação que não se deixa esquecer. A cidade de Cancún, no México; São Tomé e Príncipe, no Continente africano; além do palco do maior festival de jazz do mundo, em New Orleans, já receberam as apresentações do maior balé afro do mundo.

A instituição também realiza trabalhos sociais em escolas de Itapuã e adjacências. Cursos voltados para dança, música e percussão, além de cursos de qualificação profissional como informática e manutenção de microcomputadores (nível básico e técnico) são oferecidos através de parcerias com instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e projetos sociais promovidos pelo governo e município. Atualmente, a sede do bloco deu espaço à Escola Municipal Malê Debalê, onde mais de 400 crianças são matriculadas e cursam séries iniciais.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.