Festival Barris de Música no Velho Espanha Bar e Cultura


Velho Espanha Bar e Cultura apresenta, entre 26 e 29 de julho (sexta a segunda-feira), a terceira edição do que marca dois anos da reinauguração do centenário Bar do Espanha, localizado no centro de Salvador/Ba. Durante quatro dias, 8 atrações da cena musical baiana desfilarão repertório de samba reggae, MPB, forró, sound system, samba, dub e rap. O evento é livre para todos os públicos e funciona mediante contribuições conscientes.

Com uma programação musical sintonizada com os sons que a Bahia produz hoje, o festival celebra a mistura de ritmos que caracteriza o estado. De sexta-feira (26) a domingo (28), apresentam-se no espaço interno do bar, as cantoras Luíza Britto e Nadjane Souza (ex-Olodum), além dos grupos Roça Sound, Linha 8 e Forró Sorrateiro O encerramento acontece na segunda-feira (29), com uma edição especial do Sarau Som das Sílabas, que recebe o cantor e compositor Armandinho Macêdo.

Música universal baiana

Armandinho em foto divulgação

A programação do Festival se inicia às 19h da sexta-feira (26), com o Grupo Linha 8, novo trabalho dos integrantes do Microtrio, Cinho Damatta e Ivan Bastos. O grupo apresenta um som marcado pela irreverência e pelo swing, passeando por ritmos como reggae, soul e african pop. No repertório, espaço para canções autorais como “Nada Vezes Nada” (Damatta e Jaime Sodré) e “Tempo de Amar” (Damatta e Val Macambira).

No sábado (27), às 16h, a banda Roça Sound traz a música de Feira de Santana ao Festival, com DJ e MCs misturando gêneros musicais como reggae e dub a batidas mais contemporâneas, como dancehall e Bahia Bass. A ex-vocalista do Olodum, Nadjane Souza, se apresenta às 19h, rememorando o surgimento do samba reggae, em canções do Ilê Aiyê, Banda Reflexus e do próprio Olodum.

Representante da nova safra de cantoras baianas, Luiza Britto canta suas influências de bossa, jazz e chorinho, às 16h do domingo (28). Ela, que já recebeu elogios de Caetano Veloso e Roberto Menescal, dividiu o palco com artistas como Toninho Horta e sua madrinha Rosa Passos. O grupo Forró Sorrateiro encerra a terceira noite, defendendo o movimento “Arrasta-Pélvis”, ao misturar baião, xote e galope com ritmos latinos como cumbia e merengue.

Na segunda (29), o encerramento do Festival fica a cargo de uma edição especial do Sarau Som das Sílabas. Idealizado pelo cantor e compositor Gabriel Póvoas, o projeto ocorre ordinariamente às segundas-feiras no Velho Espanha. Nesta edição especial, participam o músico Armandinho Macêdo, o compositor Tote Gira e os poetas Gabriel Morais Medeiros e Clarissa Macedo.

Dois anos de cultura e boemia:

Reinaugurado no ano de 2017, o Velho Espanha Bar e Cultura se situa num casarão antigo no centro de Salvador, que abrigava desde 1918, o Armazém Espanha.  A tradição de vender utensílios para famílias do bairro, como querosene e farinha de mandioca, transformou-se numa atividade de saciar a sede da boemia soteropolitana. Baianos ilustres com Glauber Rocha e Josaphat Marinho são alguns dos clientes que freqüentaram o local.

Ressignificado, o Velho Espanha hoje oferece uma programação cultural regular. Por ano, o espaço abriga em média 150 apresentações artísticas, que somam mais de 300 horas de atividade. Além de música, o espaço multilinguagem recebe exposições de arte, espetáculos de dança, teatro e debates. Desde a reinauguração, nomes como Margareth Menezes, Luedji Luna, Paulo Miguez, Côco Raízes de Arcoverde, Cláudio Prado e Balé Jovem de Salvador já integraram a programação do bar.

 

Serviço:

IIIº Festival Barris de Música

Período: de 26 a 29 de julho de 2019

 

Programação:

– Sexta (26/7) – 19h – Linha 8

– Sábado (27/7) – 16h – Roça Sound | 19h – Nadjane Souza (ex-Olodum)

– Domingo (28/7) – 16h – Luíza Britto | 19h – Forró Sorrateiro

– Segunda (29/7) – 19h – Sarau Som das Sílabas (com Armandinho Macêdo)

 

Local: Velho Espanha Bar e Cultura (Rua General Labatut, 38, Barris)

Valor: pague quanto puder

Informações: (71) 3043 7481

Classificação indicativa: livre

 

23/07/2019

Velho Espanha Bar e Cultura

(71) 3043 7481 | [email protected]

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.