Contagem regressiva para a grande festa: São João da Bahia!


Cidades que realizam a maior festa do estado depois do Carnaval, o São João da Bahia, anunciam os dias dos festejos juninos. Como acontece todos os anos, milhares de turistas e baianos são atraídos para as várias localidades onde tradicionalmente comemoram os dias dos santos do mês de junho, Santo Antônio (13), São João (24), São Pedro e São Paulo (29), com muita música, dança, comida, bebidas típicas e atrações artísticas nos diversos arraiás montados, em um ambiente de muita diversão e alegria para o visitante. (Noemi Flores)

Amargosa

Foto divulgação Marco Peixoto

Armagosa é uma das cidades mais tradicionais de festejos juninos e das mais procuradas por baianos e turistas, este ano contará com seis dias de festa, de 19 a 24 de junho,  e já estão confirmados artistas confirmados na grade de programação nomes de sucesso nacional como Aviões, Geraldo Azevedo, Dorgival Dantas, Xand Avião, Seu Maxixe, Maciel Melo, Del Feliz  e Targino Gondim e Marília Mendonça. 

O prefeito Júlio Pinheiro declarou que “todas as atrações são pensadas de forma a agradar os públicos de todas as idades e também para valorizar a tradição do São João de Amargosa que tem como objetivo manter o amor pelo forró”.

Uma vila junina e um palco alternativo será armado para as atrações da região com apresentações nos intervalos da grade principal. A vila terá trios de forró todos os dias, a partir das 14h,  apresentação de Bumba meu boi, Casa de Santo Antônio, oficina de tecelagem, samba-de-roda, capoeira, apresentações de idosos do Projeto Cuida Bem de Mim, quadrilhas infantis e aulas de forró.

Para o prefeito cerca de 100mil pessoas devem passar pela cidade em cada dia de festa, na Praça do Bosque, durante os seis dias. E ainda tem o Arrasta Pé da Zona Rural, comandado pelo percussionista Peu Meurray há mais de 15 anos. A cidade também sedia o Forró do Piu Piu, uma das festas mais badaladas do período junino na Bahia.

Cachoeira

A festa de São João Feira do Porto de Cachoeira promete o mesmo sucesso de anos anteriores, tem início no dia 22 e segue até o dia 25 de junho. Nesta data a cidade se torna capital da Bahia, por um dia, em reconhecimento à bravura e heroísmo do povo cachoeirano nas lutas pela independência da Bahia e do Brasil. Além do São João do porto, há também  São João do Iguape.

Divulgação

Santiago do Iguape – é uma pequena vila de pescadores e pequenos agricultores quilombolas, pertencente ao município de Cachoeira, na Bahia, localizada na margem esquerda da Baía do Iguape, fundado pelos padres jesuítas em 1561 na então Capitania de Mem de Sá.

Programação

22/06
19h – Abertura do Tríduo em louvor a São João (Capela)
19h30 – Abertura oficial do São João Feira do Porto com as Filarmônicas Lyra Ceciliana, Minerva Cachoeirana e 25 de Junho
20h – Apresentação de Quadrilhas Juninas
22h – Cheiro Perfumado
00h – Luan Santana
02h – Nenho

23/06
16h – Samba de Roda Esmola Cantada
18h – Samba de Roda Filhos da Barragem
19h30 – Tríduo em louvor a São João (Capela)
20h – Sedução do Prazer
22h – Devinho Novaes
00h – Trem di Palha
02h – Calcinha Preta

24/06

16h – Grupo Cultural Sementes do Samba
18h – Samba de Roda Filhos do Caquende
19h30 – Tríduo em louvor a São João (Capela)
20h – Rony Macêdo
22h – Virgílio
00h – Danton
02h – Estakazero

25/06)

18h – Samba de Roda Filhos de Nagô
20h – Juninho Cachoeira
22h – La Fúria
00h – Ferrugem
02h – Edson Gomes

Programação São Pedro do Iguape

28/06
22h – Sedução do Prazer
00h – Sempre Envolvente
02h – Danton

29/06
20h – Apresentação de Quadrilhas Juninas
22h – Nenho
00h – Unha Pintada
02h – Virgílio

30/06
16h – Samba de Roda Geração do Iguape
18h – Forró Quentão
20h – Iago Danadinho
22h – Sine Calmon

Conceição do Almeida

Em Conceição do Almeida, também localizada no Recôncavo Baiano, a festa é intitulada “São João do Almeidão 2019”, com as seguintes atrações : Luan Santana, Solange Almeida, Ferrugem, Léo Santana, Harmonia, JM Puxado, Kaio Diniz, Canários do Reino, Lara Amélia, Melaço de Cana, Bruno Barros, Jó Miranda, Maria Chic, Odilani e Vitória, Júnior Sampaio, Orlandão, Isaac e Logunedé.

De acordo com o prefeito Ito de Bêga “no passado, fizemos o Melhor São João, um evento que deixou de ser regional e ganhou dimensão estadual. Em 2019, nossa ideia é consolidar isso e aumentar o fluxo de turismo e potencial de movimentação cultural e econômica.”

Este ano a festa acontece em um novo local, devido a proporção do público, que vem crescendo a cada ano, a Praça do Mercado Municipal já ficou pequena. Assim, os festejos juninos serão realizados em um novo espaço, maior e mais confortável, proporcionando uma melhor comodidade para os visitantes e a população das cidades vizinhas e do estado.

 Cruz das Almas

A Prefeitura de Cruz das Almas, através do prefeito Orlandinho Pereira, e do vice, Max Passos, decretou pelo terceiro ano consecutivo, que a grade dos festejos juninos será formada apenas de bandas de forró. O tema este ano será “Arraiá da Cultura Popular – Festa, Forró e Tradição”, que vai de 21 a 24 de junho.

Um dos destinos mais procurados do Estado, onde os visitantes poderão se divertir com o legítimo forró pé de serra, além de se deliciar com as iguarias típicas da época e da região. A previsão é de que mais de 30 mil pessoas são aguardadas no Parque Sumaúma.

“Cruz das Almas está protagonizando uma luta pra tornar o forró um patrimônio imaterial do nosso país, assim como já aconteceu com o frevo e o maracatu. O São João é um importante momento pra reafirmar e fortalecer as manifestações que fazem parte da nossa infância, do nosso povo. Nosso Arraiá da Cultura Popular vai seguir cada vez mais forte”, afirma o prefeito.

O São João de Cruz das Almas continuará acontecendo em três circuitos: o Oton Silva, na Praça Senador Temístocles, a partir das 8h, com apresentações culturais, folclóricas e a Festa da Agricultura Familiar; à tarde, os shows são na Praça Multiuso, onde se apresentarão artistas cruzalmenses. O espaço é bastante procurado por famílias e aquelas pessoas que não querem enfrentar a maratona de forró do palco principal; o circuito principal é no Parque Sumaúma, lá se apresenta a “grife” da festa, atrações nacionais e regionais.

Programação
21/06
Filarmônica
Dorgival Dantas
Acarajé com Camarão
Saia Rodada
22/06
Santana
Sarapatel com Pimenta
Trio Nordestino
23/06
Mastruz com Leite
Mestrinho
Adelmario Coelho
Rasga Tanga
24/06
Limão com Mel
Forrojão
Flavio José

Guanambi

Um dos maiores e mais tradicionais festejos juninos de toda a Bahia é o São do Gurutuba do Centenário, na cidade de Guanambi. O prefeito Jairo Magalhães anuncia que serão nove dias de festa na Praça do Feijão, de 14 a 22 de junho.

 A festa inicia um dia após o encerramento da Trezena de Santo Antônio, que acontecerá em 13/06. Na sexta-feira de 14/06, o São João do Gurutuba inicia sempre com a marca da festa, que é a valorização do talento dos artistas locais, como também nomes de destaque regional, estadual e grandes nomes do cancioneiro nacional.
“O festejo cultural também fortalece a economia local, pois fomenta o comércio e o setor de serviços, sendo o momento de entretenimento e integração cultural na principal praça da cidade, onde famílias e cidadãos de Guanambi e de toda região se encontram para celebrar uma das principais datas festivas do calendário cultural nordestino”, afirmou  o prefeito.

 

A grade de atrações terá a valorização dos artistas que militam de forma primordial no gênero do forró, e as suas várias vertentes. Ainda estão sendo feitos os contatos com os artistas e brevemente será divulgada a grade de atrações.

 Itaberaba

Itaberaba, na Chapada Diamantina, terá suas festas juninas entre os dias 21 e 24 de junho com atrações como ‘Seu Maxixe’, ‘Limão Com Mel’, os sanfoneiros Kinho Callou, Chambinho do Acordeon, Júlio César, Luan Estilizado, Aduilio Mendes, Dogival Dantas, Forró do Tico, XaxaDumdum, Zubelê, Val Max, Capitão Forró e Gabriel Diniz .

O prefeito Ricardo Mascarenhas afirma que a prefeitura de Itaberaba tem investido no evento junino para atrair visitantes e ajudar na geração de emprego e renda durante o período de festas.

“São vários desafios para preparar uma festa desse porte. Temos que analisar diversos aspectos, que vão desde a estrutura física, para que proporcione conforto e segurança para todos. Porque temos que pensar numa programação que agrade a todos os públicos. Trazer o novo, mantendo a tradição, com o autêntico forró. Enfim, é dar vez à mistura que é o Nordeste, de milhares de variações de forró e um São João que é uma das maiores festas do mundo”.

Jequié

Com muito forró e apresentações de quadrilhas juninas, dentre outras atividades típicas do período,  o São João de Jequié, acontece no período de 19 a 23 de junho, na Praça Rui Barbosa, com a tradicional Vila Junina.

O palco da ‘Vila’, onde se apresentarão as bandas e grupos locais e regionais, garantindo a animação nas noites em que o público terá acesso gratuito ao autêntico forró, este ano terá o nome do músico jequieense Noca do Acordeom.

Adauto Pereira de Matos – O Noca do Acordeom, nascido em 18 de novembro de 1940, no distrito de Itaibó, faleceu no auge de sua carreira, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, em 28 de julho de 1985. Aos 12 anos, o artista já tocava sanfona, por influência do seu pai, Patrício Souza Matos, tornando-se um grande músico de acordeom, recebendo o título de ‘O melhor solista do Brasil’, em solenidade realizada no Teatro Municipal, do Rio de Janeiro.

O músico jequieense também tocou com Jackson do Pandeiro, que logo reconheceu o seu grande talento, recomendando-o seguir carreira solo. Assim, Noca gravou a música ‘Baião de Saudade’, considerada um marco em sua carreira.

“O São João de Jequié é uma tradição popular muito forte, por isso, mesmo diante das dificuldades que temos enfrentado, não deixaremos de realizar o nosso São João. Orientamos o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, despachamos por reiteradas vezes até que chegássemos ao formato possível de ser executado, com custo total estimado em um quarto do que é geralmente investido na festa. Temos a certeza de que, apesar do formato menor do que o do ano passado, teremos uma grande festa de São João, na Praça Rui Barbosa, com a tradicional Vila Junina“, declarou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

Macajuba

Porto Seguro

Porto Seguro lança a programação oficial do São João Elétrico 2019, evento promovido pela gestão municipal desde 2013 com objetivo de incentivar o turismo e movimentar a economia da cidade no mês de junho, que é um período de baixa temporada.

O evento acontece de 21 a 23 de junho, na Passarela do Descobrimento. A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, assegura que “nossa administração mais uma vez realizará uma grande e bela festa, reunindo milhares de pessoas em clima de paz, alegria e, claro, muito forró”.

E neste ano, entrando em sua sétima edição, o São João Elétrico promete ser ainda mais sucesso do que as edições anteriores. Com o tema “Pode vir de mala e cuia“, já tem a presença confirmada de Wesley Safadão, Bruno e Marrone, Flávio José, Cacau com Leite, Lordão, Cheiro de Forró, Arriba Saia, André Lima e Rafael, Walber Luiz, Cacimba Barrenta e muito mais.

Dados de edições anteriores mostram que uma média de 85 mil pessoas por noite participaram da festa, além do incremento de 25% na quantidade de visitantes a cada ano.”Sabemos da importância do São João Elétrico, é uma grande de festa e mais um legado que está sendo deixado pela minha gestão. Aproveito e convido a todos para estarem aqui, pois teremos mais um ano de muito sucesso”, afirmou a prefeita.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.