Kilezuuummmm volta ocupa pela segunda vez a Casa Charriot


Fotos divulgação Alice Rodrigues

O espetáculo de dança Kilezuuummmm, com os bailarinos Edu O. e João Rafael Neto, volta a ocupar a Casa Charriot – no Comércio, de 9 a 25 de maio, todas quintas-feiras e sábados, às 16h. Com provocação e direção do coreógrafo e bailarino Thiago Cohen, a montagem é uma livre inspiração do conto “do amor de um pássaro por um lagarto”, do autor e ator Gero Camilo.

O conto é o ponto de partida para uma coreografia que traz reflexões a respeito do amor, dos desejos, respeito a diferença e as restrições impostas socialmente sobre as múltiplas possibilidades de afeto. “O espetáculo se alimenta de algumas das lindas imagens contidas no conto. O texto de Gero dá o tom do espetáculo e não literalmente é o norte para ele”, esclarece João Rafael Neto.

Kilezuuummmm transforma em dança o encontro entre as diferenças – o amor entre um pássaro e um lagarto, sobre o inusitado da coexistência entre naturezas distintas e do amor que nos transforma, nos transborda no outro, que nos afeta a tal ponto de nos fundirmos ou nos entendermos parte do outro, mesmo que haja todo um sistema que não aceita determinadas maneiras de existir.

Na história do Gero Camilo, a família de Kilezum, o lagarto, é contra esse amor e ‘lambe os lábios’ da intolerância e da violência, o que nos leva a refletir sobre o atual momento social brasileiro e mundial. Em suas diversas reflexões, o espetáculo suscita em que medida ou momento o homem ‘lambe os lábios’ ou quando é ‘melodias para curar o amor’.

Independente da intransigência familiar e social, Airerê – pássaro – estava disposto a dar suas penas a Kilezum, que estava disposto a transformá-las em asas e voar. Em trecho do conto, Gero Camilo descreve: “Ora planando, ora rodopiando no espaço, Airerê chamava Kilezum. (…) Eles riem num riso só. Airerê esculpe nuvens com as asas. Kilezum escreve poemas com o rabo”.

Kilezuuummmm é uma oportunidade de falar que todos tipos de amor são válidos e importantes para o mundo. “Principalmente em tempos de violências desmedidas. Nesse trabalho, convidamos o público para adentrar nossa toca, nosso ninho, curiar e serem cúmplices das sutilezas e de uma dança do afeto”, convida João Rafael Neto.

Acessibilidade – A Casa Charriot é o local em que o amor entre Kilezum e Airerê se presentifica. É através das texturas cenográficas de suas paredes que o espetáculo ganhou vida. A Charriot recebeu o projeto desde o processo criativo do espetáculo e esteve aberto a realizar modificações arquitetônicas necessárias para acolher um artista com deficiência e, consequentemente, o público.

“O projeto ganhou uma dimensão para além da criação artística e coreográfica. Ganha na dimensão social e política. Essa intervenção vai na contramão do discurso de que os espaços históricos não podem ser adaptados”, pontua Edu O., que também é professor da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia.

A respeito da acessibilidade, para ter acesso a Casa Charriot o público poderá chegar por duas entradas: rua Conselheiro Lafaiete, no Comércio, sobe de elevador; e o Beco do Frazão, Pelourinho – rampas na entrada -, casa de número 2, onde fica localizada o prédio da empresa Superzon Purificadores.

Durante as apresentações terão dois profissionais audiodescritores – Ira Vilaronga e Juniro Almeida, que auxiliaram também nas descrições das postagens em redes sociais.

Poética – Os encontros entre Kilezum e Airerê são influenciados coreograficamente em danças da cultura popular, como o Coco de Roda e o Cavalo Marinho. Além destes ritmos, Kilezuuummmm traz o samba de parêa, o xaxado, entre outros. Subvertendo a lógica da “bipedia” tão forte na Dança e nessas Danças, Kilezuuummmm traz esses ritmos para uma dança com as mãos.

Como provocador e diretor artístico Thiago Cohen ocupou um espaço propositivo, de partilha e criativo. “Em Kilezuuummmm exploramos, a partir da experiência de Edu, novas maneiras de ver e estar no mundo e de desconstrução das lógicas bípedes. Já do João Rafael Neto levamos para cena suas andanças entre esportes radicais, danças populares, cordas e tecido”.

Desabrochar do amor – Edu O. avistou João Rafael Neto planando no chão, que avistou a sombra de Edu O. no chão. Juntos se fizeram porção. Em um encontro, ocorrido a cerca de 10 anos, João Rafael sugeriu: “vamos colocar nossas rodas para dançarem juntas?”. Até que Edu propôs o conto do Gero Camilo, que o emocionou desde a primeira vez que leu “e, me parece, que agora – mais do que nunca – se faz urgente e necessário, como ato político”.

Espetáculo de dança Kilezuuummmm

Quando: 9 a 25 de maio – quintas e sábados, às 16h

Onde: Casa Charriot – duas entradas: rua Conselheiro Lafaiete, no Comércio; e ENTRADA COM ACESSIBILIDADE no Beco do Frazão, Pelourinho, onde fica localizada a loja da Superzon

Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – bilheteria 02h antes na Casa Charriot

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.