Tributo a Jackson do Pandeiro no Rio Vermelho


Foto reprodução do livro

O paraibano José Gomes Filho, Jackson do Pandeiro, em 31 de agosto de 2019 comemora cem anos. Para registar esta data tão importante para música nordestina, o Coliseu do Forró fará uma série de eventos para homenagear o rei do ritmo. A primeira edição acontece no próximo dia 13, sábado, às 15 horas, com shows de Del Feliz e Ceguêra de Nó. A tarde ainda conta com as participações de Roberto Mendes, Antônio José e Lazzo.

Roberto Mendes. Foto Adenor Gondim

Este será o show de abertura do projeto que vai durar até agosto, sempre com novos artistas e convidados. “Sabemos a importância de Jackson do Pandeiro. Uma casa como a nossa, que há tantos anos cultua os ritmos nordestinos, não poderia deixar este centenário em branco”, disse Jânio Amilcar, um dos sócios da casa.

Nascido em Alagoa Grande, na Paraíba, Jackson era filho de uma catadora de coco. Com infância difícil, foi engraxate e ajudante de padaria. Seu nome artístico vem das brincadeiras de criança, dos filmes de faroeste, no tempo do cinema mudo, onde se autodenominava Jack, inspirado em Jack Perry, artista dos referidos filmes. O apelido pegou, e em Campina Grande, após iniciar como pandeirista ficou conhecido como Jack do Pandeiro.

Ceguêra de Nó. Divulgação

Em Campina Grande e João Pessoa entre os anos 30 e 48 tocou zabumba, bateria, bongô, até chegar profissionalmente ao pandeiro em Recife. Somente em 1953, com trinta e cinco anos, Jackson gravou o seu primeiro grande sucesso: Sebastiana. Logo depois, emplacou outro grande hit: Forró em Limoeiro.

No Rio de Janeiro emplacou O Canto da Ema, Chiclete com Banana e Um a Um. Na Rádio nacional cantava baião, coco, sambra-coco, rojão e machinhas de carnaval. Junto com Luiz Gonzaga foi considerado um dos responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino, sendo considerado o maior ritmista da história da música popular brasileira.

Sua discografia tem 30 álbuns. Desde sua primeira gravação, Forró em Limoeiro, em 1953, até o último álbum, Isso é que é Forró, de 1981, foram 29 anos de carreira artística. Faleceu aos 62 anos em Brasília.

Coliseu do Forró – O Rio Vermelho foi o local escolhido pelo Coliseu do Forró. A casa especializada em música nordestina agora se muda para o bairro mais boêmio de Salvador. Com capacidade para 400 pessoas, o endereço do Coliseu é uma casa conhecida por abrigar bares e restaurantes no Largo da Mariquita. A ideia, segundo os sócios do empreendimento, é abrir o espaço mais dias durante a semana.

*Jack é isso*
Atrações: Del Feliz e Ceguêra de Nó
Participação: Roberto Mendes, Antônio José e Lazzo
Onde: Coliseu do Forró
Endereço: Praça Colombo, 80 Rio Vermelho (próximo a churrascaria Fogo de Chão)
Dia 15 de abril – (sábado)
Horário: a partir das 15 horas
Ingressos: R$ 25,00

Informações: (71)99254-4340
Censura: 18 anos

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.