6 milhões de turistas aproveitaram o verão baiano


Divulgação

A Bahia recebeu neste verão cerca de 6 milhões de turistas, o que representa expansão da atividade em cerca de 7,5%. A avaliação promovida pela Secretaria Estadual do Turismo sobre os resultados alcançados com o Verão na Bahia revelam o sucesso da alta temporada em destinos que estão entre os mais procurados do País, como Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, Salvador e Praia do Forte, dentre outros. A ampliação da infraestrutura, como a melhoria nos aeroportos, estradas e o metrô na capital, estão entre os fatores que contribuíram para assegurar tranquilidade aos visitantes, oferecendo a perspectiva de crescimento sustentável para o setor.

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal destacaram-se entre os principais emissores de turistas nacionais. Entre os estrangeiros, as nacionalidades mais presentes foram argentina, espanhola, italiana, francesa, alemã e norte-americana. Este fluxo turístico colocou a Bahia entre os cinco estados mais visitados durante o período de férias escolares, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. A lista inclui Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

Foto Tatiana Azeviche (Setur)

Para exemplificar os bons resultados alcançados pelo Governo da Bahia, equipe técnica da Setur apresentou índices registrados no primeiro final de semana de janeiro, quando foi intenso o movimento nas praias do Litoral baiano. O Morro de São Paulo (zona turística da Costa do Dendê) obteve elevada ocupação hoteleira durante o Réveillon e iniciou janeiro com média em torno de 90%. Os índices positivos foram extensivos a diferentes zonas, como Salvador (Baía de Todos-os-Santos), Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros e Chapada Diamantina.

Salvador. Foto Marcio Filho (Setur)

“Ocupação hoteleira em alta é sinônimo de movimentação econômica – estimada em mais de R$ 6 bilhões – e geração de empregos”, afirmou o secretário do Turismo, Fausto Franco, ao analisar o relatório. Para manter o crescimento sustentável e combater os efeitos da sazonalidade, o Governo do Estado iniciou, em janeiro, as ações promocionais nos mercados nacional e internacional (Nova Iorque, Madri, Bogotá, Berlim, Lisboa, Assunção, Santiago, Shangai, Londres, Lima e Buenos Aires, dentre outras cidades), intensificando a promoção do destino Bahia.

Até novembro, a Bahia estará presente em 32 feiras internacionais de turismo e 21 eventos nacionais, a fim de divulgar atrativos turísticos e trazer um número ainda maior de visitantes. Novos investimentos em comunicação digital também serão feitos ao longo do ano para aproximar ainda mais a Bahia dos mercados emissores. Texto de Lenilde Pacheco (Secretaria de Turismo da Bahia)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.