Exposição de Verger no Mercado Modelo


Pierre Verger. Reprodução de foto da Galeria Luisa Strina

Inauguração da ambientação “Verger no Mercado Modelo”, na próxima quinta-feira, 20, às 18h, faz parte da comemoração dos 30 anos da Fundação Pierre Verger e contará com pocket show de Márcia Short. A exposição da obra de Verger continua para visitação pública no período de 21 de dezembro de 2018 a 20 de março de 2019, das 8h às 17h.

O público poderá conferir dezenas de fotografias de Pierre Verger sobre a Bahia antiga, compondo o ambiente do Mercado Modelo. Algumas das obras em tamanho gigante, os maiores do fotógrafo já impressos.

Pierre Edouard Leopold Verger – nasceu em Paris, no dia 4 de novembro de 1902  e faleceu em Salvador, dia 11 de fevereiro de 1996) foi um fotógrafo e etnólogo autodidata franco-brasileiro, que assumiu o nome religioso Fatumbi. Era também babalawo (sacerdote Yoruba) que dedicou a maior parte de sua vida ao estudo da diáspora africana – o comércio de escravos, as religiões afroderivadas do novo mundo, e os fluxos culturais e econômicos.

Após a idade de 30 anos, depois de perder a família, Pierre Verger exerceu a carreira de fotógrafo jornalístico. A fotografia em preto e branco era sua especialidade. Usava uma máquina Rolleiflex que hoje se encontra na Fundação Pierre Verger. Durante os quinze anos seguintes, ele viajou os quatro continentes e documentou muitas culturas que logo desapareceriam sob o impacto da ocidentalização.

Na cidade de Salvador, apaixonou-se pelo lugar e pelas pessoas, e decidiu ficar. Tendo se interessado pela história e cultura locais, ele virou de fotógrafo errante a investigador da diáspora africana nas Américas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.