Homenagens a Santa Luzia na quinta-feira


Foto Oquefazernabahia

Nesta quinta-feira (13) é dia de prestar homenagens à Santa Luzia, considerada pelos católicos a protetora dos olhos. Com o tema “Santa Luzia e os leigos”, a Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, localizada no bairro do Comércio, celebra a festa da padroeira dos oftalmologistas. O tríduo preparatório acontece de 10 a 12 de dezembro, sempre às 9h, na Matriz, situada na Praça do Pilar, 55B, no bairro do Comércio.

No dia dedicado à Santa Luzia, 13 de dezembro, os devotos participarão de missas às 6h, 8h, 15h, e 17h. O ponto alto da festa será a Missa Solene presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, às 10h, seguida de procissão com a imagem da santa pelas principais ruas do Comércio, retornando até a matriz.

Milagre – Em Salvador, uma lenda datada do século XX teria dado início às romarias em louvor à santa. Segundo ela, um cego que sentia muito calor resolveu lavar o rosto com a água de uma fonte na região do Comércio. Ao levantar o rosto lavado pela água, o homem teria enxergado o azul do céu e, devido à forte emoção, teria morrido uma semana depois.

Até hoje, centenas de fiéis formam fila para armazenar a água da Fonte de Santa Luzia, localizada numa gruta ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, situada na rua de mesmo nome, no Comércio. A igreja guarda a imagem da santa desde o século XIX, quando um incêndio destruiu a capela que se localizava na região portuária de Salvador.

Outros bairros – As homenagens à Santa Luzia ocorrem ainda nos bairros Engenho Velho de Brotas e no Lobato. No Engenho Velho de Brotas, a Capela Santa Luzia, da Paróquia Deus Menino, celebrará a festa da padroeira com o tema central “Santa Luzia, a família e a sociedade”.

No dia 13 de dezembro, a comunidade participa da Missa Solene às 8h, seguida do café da manhã na sede da Associação Comunitária Santa Luzia (ACSL). Já às 18h terá início uma procissão que percorrerá as principais ruas do bairro, retornando para a capela, onde os fiéis receberão a bênção com o Santíssimo Sacramento.

No Lobato, a Comunidade Santa Luzia, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, situada na Avenida Afrânio Peixoto, celebra a festa da padroeira no dia 13 de dezembro com o tema: “Como Santa Luzia, sejamos expressão clara de Deus através do amar e servir com alegria”. Para encerrar os festejos, os fiéis participarão de uma procissão luminosa, que terá início às 18h, saindo da Comunidade Nossa Senhora das Graças e seguindo até a Comunidade Santa Luzia, onde será celebrada a Missa Festiva.

História – Santa Luzia nasceu em Siracusa, cidade da Sicília, na Itália, por volta de 283 depois de Cristo. O nome, de origem latina, significa cheia de luz ou iluminadora. Pertencente a uma família nobre, Santa Luzia dedicou-se muito jovem a Deus, fazendo o voto de castidade e começando a ajudar os pobres.

A santa perdeu o pai com apenas quatro anos. Diante disso, a mãe a teria prometido em casamento para um jovem da alta sociedade local, sem saber do voto de castidade da filha. Após a morte do pai, Luzia intercedeu pela mãe doente no túmulo de Santa Águeda, martirizada pelos romanos, e ela ficou curada. Ao chegarem à casa onde elas moravam começaram a distribuir todos os bens aos pobres.

Com o tempo, o jovem pretendente de Luzia, vendo que não se casaria com ela, por causa do voto de virgindade, denunciou-a às autoridades locais como cristã, seguidora de deuses proibidos por Roma. Luzia foi presa e tentaram de todas as formas fazer com que ela renunciasse à sua fé, porém, ela não cedeu, enfrentando várias torturas. Diz a história que seus dois olhos foram arrancados e entregues numa bandeja, mas nem assim Luzia renunciou à sua fé. Nasceram-lhe novos olhos ainda mais belos.

Então, o prefeito local mandou decapitá-la no dia 13 de dezembro de 304. O testemunho de Santa Luzia atravessou séculos e chegou até os dias atuais. Hoje, ela é louvada por milhões de fiéis em todo o mundo e, principalmente, por cegos, que a veneram em busca de um milagre.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.