Coros e Orquestra se apresentam no TCA e na Catedral Basílica


Os integrantes da principal formação dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia preparam-se para os últimos espetáculos de 2018. Dia 15, na programação do NEOJIBA Itinerante, a Orquestra Juvenil da Bahia reúne-se com os coros Infantil e Infantojuvenil do NEOJIBA na Catedral Basílica de Salvador, no Pelourinho. No repertório, canções do musical Os Coristas, de B. Coulais e C. Berratier, com versão de Alcides Lisboa, que também será o regente, além das peças Locus iste (A. Bruckner), sob regência de Lucie Barluet, e Scheherazade (Rimsky-Korsakov), esta última regida pelo maestro Eduardo Salazar.
Os coralistas infantis abrem a programação com as canções do musical francês que, apesar de recente, é considerado um clássico do gênero e retrata, com delicadeza, a força que podem ter um professor e a educação musical, mesmo em cenários hostis. Em seguida, o moteto sacro de Anton Bruckner é apresentado pelo Coro Infantojuvenil e, por fim, a orquestra executa a suíte sinfônica de Rimsky-Korsakov, baseada no clássico da literatura Mil e Uma Noites.
No dia seguinte, 16, o espetáculo acontece na sala principal do Teatro Castro Alves, dentro do projeto Domingo no TCA, às 11h. O tempo de existência desta iniciativa, que oferece mensalmente à população baiana espetáculos de qualidade a preços acessíveis, coincide com os 11 anos de NEOJIBA comemorados também este ano.
O concerto conta com nada menos que cinco formações do programa: além da Orquestra Juvenil da Bahia e dos coros Infantil, Infantojuvenil e Juvenil, o espetáculo ainda integra o Coro Sinfônico. O destaque será a peça Maracatu do Chico Rei, um bailado afro-brasileiro de Francisco Mignone, composto nos anos 1930. A obra requer orquestração opulenta e será apresentada na íntegra sob regência do maestro Marcos Rangel.

O repertório completo inclui as mesmas peças do concerto do dia anterior (exceto a de Anton Bruckner), acrescido ainda de Rhapsody in blue, composição célebre de George Gershwin, que terá participação especial da mineira Simone Leitão ao piano solo.

Programa NEOJIBA

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) têm como objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. Criado em 2007 a partir da iniciativa de seu diretor fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, o Programa NEOJIBA tornou-se uma das ações prioritárias do Governo do Estado da Bahia. Vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, em todo o estado.Serviço:
NEOJIBA ITINERANTE
15 de dezembro (sábado), às 16h
Catedral Basílica, PelourinhoPROGRAMA – NEOJIBA ITINERANTE
Coro Infantil do NEOJIBA
B. Coulais e C. Berratier– Canções do musical “Os Coristas” (versão Alcides Lisboa)
1. A Pipa; 2. O afago da brisa; 3. Olha seu redor
Regência: Alcides Lisboa
Coro Infantojuvenil do NEOJIBA
A. Bruckner – Locus iste
Regência: Lucie Barluet
Orquestra Juvenil da Bahia
Rimsky- Korsakov- Scheherazade
Regência: Eduardo SalazarDOMINGO NO TCA
16 de dezembro (domingo), às 11h
Sala Principal do Teatro Castro AlvesPROGRAMA – DOMINGO NO TCA
Coro Infantil do NEOJIBA
B. Coulais e C. Berratier– Canções do musical “Os Coristas” (versão Alcides Lisboa)
1. A Pipa; 2. O afago da brisa; 3. Olha seu redor
Regência: Alcides Lisboa
Orquestra Juvenil da Bahia
G. Gershwin – Rhapsody in blue
Solista: Simone Leitão [piano]
Rimsky- Korsakov- Scheherazade
Regência: Eduardo SalazarCoros Sinfônico, Juvenil e Infantojuvenil do NEOJIBA e Orquestra Juvenil da Bahia
F. Mignone – Maracatu do Chico Rei
Regência: Marcos Rangel
Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.