Vale do Pati: um contato direto com a natureza


Vale do Paty. Foto de Rodrigo Galvão

Em um viagem à Bahia a visita à Chapada Diamantina é de suma importância para ter o contato direto com a natureza em meio as suas cachoeiras, morros, vales e vegetação, mas o Vale do Pati não deve ser deixado nunca de fora desta viagem, principalmente para quem gosta de trekking ( palavra sul-africana que seguir um trilho ou o chamado percurso pedestre e fazê-lo a pé. Como desporto está inserido na modalidade de caminhada ou/e trilha) . Localizado no município de Mucugê é um dos destinos de contato com a natureza, beleza, trilha e ecoturismo mais conhecidos do país.

 

O trekking no Vale do Pati percorre uma área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, região riquíssima e de muita exuberância do estado da Bahia, passando por entre vales, montanhas e vegetação densa de mata atlântica e pelas mais incríveis paisagens.

Gruta Morro do castelo no Vale do Pati

Os amantes de ecoturismo afirmam que não basta apenas um dia para se explorar esta maravilha da natureza e sim no mínimo três dias para que o visitante possa usufruir das trilhas incríveis desafiadoras e das cachoeiras, destacando o Cachoeirão, considerada a segunda maior queda da Chapada Diamantina com 270 metros.

O acesso ao Cachoeirão é do município de Mucugê indo até o povoado de Guiné, onde tem o ponto conhecido como Aleixos, a partir daí os visitantes pegam uma trilha íngreme e depois caminha pelo planalto, um percurso de mais ou menos quatro horas. O que vale a pena demais porque a visão que o visitante ira se deparar é deslumbrante!

Um momento único para cada pessoa, que do alto poderá observar a beleza da Chapada com suas serras e a vegetação exuberante!.

Mucugê. (Guia Mucugê)

 

Mucugê- Fica a cerca de 450 km de distância de Salvador, é uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina, fundada no fim do século XVIII. A cidade foi um dos principais centros de exploração de ouro e de diamantes, assim como a famosa cidade de Lençóis, apresentando até hoje os casarões coloniais de estilo português. Favorável para o Ecoturismo, Mucugê é um local bastante visitado por pessoas que apreciam o turismo cultural.

De arquitetura colonial totalmente preservada, e ruas bem limpas, chamam a atenção os seus jardins e canteiros muito floridos. O Alto do Capa Bode é considerado um local de contemplação, onde habitantes e visitantes garantem ali terem avistado OVNIs – Objetos Voadores Não-Identificados. Mucugê oferece também locais de rara beleza, como cachoeiras, paisagens, vales e cânions, histórias de lutas pela posse do garimpo, de defesa contra a invasão da Coluna Prestes e de destemidos coronéis que eram respeitados pelo poder e riqueza.

O Centro Histórico da cidade é preservado nos arredores do Parque Nacional. Pequena, a cidade tem circulação simples: existem apenas duas avenidas centrais, ambas de paralelepípedo, uma continuação da outra. As duas igrejas, a praça com coreto e o calçamento de pedras são irresistíveis para um passeio a pé. Há a Associação de Guias, onde o visitante poderá agendar seus passeios. (Secom/Prefeitura de Mucugê)

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.