Ricardo Castro se apresenta com o Tesla Quartet de Nova York


Em única apresentação, no dia 26 de novembro, o grupo nova-iorquino Tesla Quartet se apresenta ao lado do renomado pianista baiano Ricardo Castro. O concerto, uma realização do Sesc Bahia, acontecerá no Teatro Sesc Casa do Comércio, às 20h, e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

Com técnica impecável e abordagem inovadora, o quarteto de cordas Tesla Quartet surgiu na Juilliard School, em 2008, e rapidamente se estabeleceu como um dos grupos jovens mais promissores de Nova York. Já se apresentou em países como Áustria, Canadá, China, Alemanha, Hungria, Coréia do Sul e Reino Unido, incluindo a participação em diversos festivais, sempre aclamado pela crítica especializada. Em sua primeira vinda ao Brasil, o grupo se une a um dos pianistas mais brilhantes de sua geração e fundador do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), Ricardo Castro, em uma apresentação que traz obras de Schumann, Villa-Lobos e do contemporâneo Marcus Goddard.

A apresentação na capital baiana antecede participação do grupo e do maestro no Festival Sesc de Música de Câmara, em São Paulo e é uma oportunidade para o público soteropolitano apreciar de antemão o trabalho de um instrumentista de larga experiência com jovens talentos da nova geração.

Maestro Ricardo Castro – Nascido em Vitória da Conquista, Bahia, Ricardo Castro é o criador e Diretor-Fundador do Neojiba – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. Estabeleceu-se na Europa em 1984, onde estudou piano com Maria Tipo e Dominique Merlet e regência com Arpad Gerecz. Premiado no Concurso da ARD de Munique em 1987 e Geza Anda de Zurique em 1988, tornou-se um pianista de renome internacional ao receber o primeiro lugar no Leeds International Piano Competition na Inglaterra, em 1993.

Seu percurso inclui apresentações nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como Concertgebouw de Amsterdam, Musikverein de Viena, Theatre de Champs Elysées de Paris e com renomadas orquestras, tais como a Gewandhaus Leipzig, BBC, London Symphony, English Chamber, a Filarmônica de Tóquio, a Tonhalle de Zurique, a Filarmônica de Varsóvia, a Suisse Romande e a OSESP. Hoje mantém uma atividade musical intensa e tem vários discos gravados para o selos BMG-Arte Nova e um duplo CD na Deutsche Grammophon.

Ricardo leciona desde 1992 na classe de mestrado da Haute École de Musique de Lausanne, Suíça e dedica-se com obstinação às atividades de integração e desenvolvimento social, criando oportunidades inéditas para jovens e crianças.

Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Juvenil da Bahia desde sua fundação em 2007, Ricardo Castro tornou-se em 2013 o primeiro brasileiro a receber o Honorary Memberships of the Royal Philharmonic Society, titulação iniciada em 1826 e concedida apenas 131 vezes em reconhecimento a importantes serviços prestados à Música. Foram celebrados entre outros grandes nomes da música Brahms, Wagner, Tchaikovsky, Stravinsky e Aaron Copland.

Tesla em foto divulgação de Dario Costa

Tesla Quartet – Formado em 2008 na Juilliard School, em Nova York, o Tesla Quartet rapidamente se estabeleceu como um dos grupos jovens mais promissores da cidade, conquistando o Segundo Prêmio no Concurso de Música de Câmara J. C. Arriaga poucos meses após seu início. De 2009 a 2012, o quarteto realizou uma bolsa de estudos no Graduate String Quartet-in-Residence, na Universidade do Colorado-Boulder, onde estudaram com o mundialmente famoso Takács Quartet. O grupo também conseguiu bolsas no Norfolk Chamber Music Festival e no Centro de Estudos Avançados de Quartetos do Aspen Music Festival.

Além de ter recebido diversos prêmios em concursos internacionais, o Quarteto norte-americano já se apresentou em países como Áustria, Canadá, China, Alemanha, Hungria, Coréia do Sul e Reino Unido, incluindo a participação em diversos festivais, sempre aclamado pela crítica especializada.

O Quarteto de Tesla sempre esteve envolvido com trabalhos comunitários, tanto que já levou sua música para hospitais infantis, refeitórios, bibliotecas, comunidades de aposentados e escolas. Além de seu trabalho atual na Carolina do Norte, o grupo passou três anos em parceria com o programa Odysseys Reaching Everyone (OO.E) da Aspen Music Festival, oferecendo aulas, master classes, workshops e apresentações para jovens músicos. O Quarteto também forneceu programas de enriquecimento comunitário incluindo o treinamento de música de câmara em conjunto com as Orquestras Juvenis da Grande Boulder.

O quarteto de Tesla é formado pelos músicos Ross Snyder (violino), Michelle Lie (violino), Edwin Kaplan (viola) e Serafim Smigelskiy (violoncelo).

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.