Brazil Africa Forum reúne lideranças mundiais


Foto reproduzida do site do forum. Mostra seis estudantes da África do Sul que fizeram quatro meses de treinamento de habilidades na sede do ICRISAT na Índia.

O empoderamento juvenil será o destaque do 6th Brazil Africa Forum, que acontece em Salvador nos dias 22 e 23 de novembro. O evento vai reunir diversas lideranças mundiais e a programação inclui a palestra ‘O jovem como agente de transformação na busca do desenvolvimento territorial sustentável’, que falará sobre a promoção de um ensino de qualidade no Baixo Sul da Bahia, área de grandes vulnerabilidades e desafios, voltada à valorização do potencial da agricultura familiar e do jovem como protagonista e empreendedor.

“É essencial o jovem ter acesso à educação onde ele reside, para que aumentem as suas chances de realização para vida e pelo trabalho. Ao aproveitar a vocação agrícola da sua região, o jovem pode ressignificar a agricultura advinda da tradição familiar e aprender a trabalhar de forma inovadora, cultivando o espirito empreendedor para ser tornar líder em sua comunidade e agente para o desenvolvimento sustentável”, relata Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade na Fundação Odebrecht (FO).

A profissional será a responsável por apresentar as ações apoiadas pela Fundação Odebrecht no Baixo Sul baiano a partir do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), no dia 22 de novembro, a partir das 14h. Além de trazer o trabalho de Avaliação de Impacto do Programa, realizado este ano e que mostra resultados significativos para os jovens e famílias beneficiadas, Cristiane pretende destacar a formação oferecida pelas Casas Familiares existentes em Presidente Tancredo Neves, Nilo Peçanha e Igrapiúna, que têm como objetivo principal justamente o tema do 6th Brazil Africa Forum, ‘Empoderamento juvenil: transformação para alcançar o desenvolvimento sustentável’.

O programa coordenado pela Fundação na região, composta por 11 municípios onde vivem 285 mil pessoas, tem como objetivo transformar social, econômica e ambientalmente as condições de vida das pessoas. “O nosso propósito de promover o desenvolvimento territorial sustentável toma forma com o PDCIS. Reaplicar essa tecnologia social para outras localidades é uma de nossas premissas e poder disseminar histórias de vidas transformadas a especialistas do mundo inteiro durante o Fórum é de grande relevância”, ressalta Nascimento.

Sobre o evento

O 6th Brazil Africa Forum acontece nos dias 22 e 23 de novembro no Hotel Deville, em Salvador. O evento deve reunir 300 representantes de governos, empresas, universidades e potenciais investidores para trocar experiências e gerar boas oportunidades para jovens no Brasil e em países africanos. Entre os convidados, está o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, José Ramos-Horta, o diretor geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, e o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Gilberto Houngbo. Para mais informações e inscrições, acesse www.forumbrazilafrica.com/br.

Sobre a Fundação Odebrecht

Com mais de 50 anos de atuação e concentrada, atualmente, no Baixo Sul da Bahia, a Fundação Odebrecht busca consolidar uma tecnologia social que promova a melhoria da qualidade de vida por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), iniciativa que tem como pilares a educação e o trabalho, com inspiração na Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Fazem parte desse programa instituições que atuam com base na formação de uma nova geração de produtores rurais, protagonista e multiplicadora de conhecimento, com base na agricultura familiar e na conservação produtiva do meio ambiente.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.