Projeto do Shopping da Bahia celebra Mês da Consciência Negra


Projeto do Shopping da Bahia reunirá debates, exposições, intervenções artísticas e conscientização sobre o protagonismo negro na sociedade.

A quarta maior cidade brasileira é também a cidade com maior população negra fora da África. E é a partir dessa realidade que o projeto Afrobahia chega a sua segunda edição, trazendo como tema o protagonismo negro.

O projeto do Shopping da Bahia segue até o final do mês com ações que celebram o protagonismo negro na mídia, mercado, literatura, design, cinema e outras áreas.

“Somos orgulhosos de promover debates que são essenciais para a nossa cidade. Uma empresa do nosso tamanho, com a importância que temos na vida de Salvador não pode se furtar a participar de discussões que são urgentes e necessárias”, avalia Mayara Diniz, gerente de marketing do SDB.

O lançamento do projeto acontecerá no dia 07/11, às 19h, na Galeria SDB, 3ºpiso e contará com a presença de artistas, empreendedores negros, influenciadores, imprensa, lojistas e funcionários para a abertura oficial da exposição fotográfica Cores da Terra, do Espaço Afro Vale do Dendê e da Galeria SDB.

CORES DA TERRA – Durante o mês de novembro, uma exposição fotográfica vai trazer funcionários do Shopping da Bahia como protagonistas. Mais de 10 funcionários participaram do ensaio realizado pelo jovem fotógrafo Ítalo Soares (@eu_italosoares ). Com mais de 15 mil seguidores nas redes sociais, Ítalo é apaixonado por fotografia e militante das causas raciais.

A exposição vai celebrar a identidade e o protagonismo negro, valorizando os diversos matizes da pele negra e a diversidade de um país multiétnico, plural e diverso. O maquiador Matheus César, especializado em maquiagem para pele negra, foi o responsável pela beleza do ensaio.

“Nossos funcionários são as estrelas do projeto desde o seu nascimento. Não poderíamos discutir protagonismo negro se não começássemos por dentro. É um orgulho poder celebrar a beleza da nossa gente”, lembra Mayara.

ESPAÇO VALE DO DENDÊ – Outra novidade esse ano é a parceria do AFROBAHIA com a Vale do Dendê, que resultou no Espaço Vale do Dendê. A aceleradora de projetos e incubadora de empresas baiana será ocupada com palestras, bate-papos, encontros e workshops com o objetivo de dar visibilidade ao protagonismo negro, sejam como consumidores ou como empreendedores.

GALERIA SDB – A arte também tem espaço na programação, com uma ocupação feita por um coletivo de artistas negros na Galeria SDB, no 3º piso. O espaço, que vem recebendo trabalhos de novos artistas baianos, será o palco de obras de arte produzidas por artistas locais, com a curadoria da Gambiarra Coletiva.

FICHA TÉCNICA ENSAIO

Conheça os profissionais que emprestaram seu olhar e atenção para os nossos colaboradores e fizeram parte da produção das fotos para exposição: CORES DA TERRA

| Direção de fotografia Ítalo Soares (@eu_italosoares )

| Direção de Make e Hair Matheus Araújo @mattheusaraujo

| Produção de Moda Rafael Jesus (@_rafaelljesus), Gleyce Silva (@preetagley) e Erica O’dwyer (@erica.odwyer)

| Equipe de Fotografia (@juniorassisfotos)

| Equipe de maquiagem Instituto Mix Mares (@institutomixmares)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.