Visite a 1ª Feira de Economia Criativa na cidade das flores: Maracás


Ao fundo a estátua de índio em homenagem à tribo que deu origem ao nome da cidade

Aproveite este feriadão e vá a Maracás, Cidade das Flores, a 353 km de Salvador, onde vai ser realizado um grande evento com música, exposições, vendas, oficinas, palestras e diversas atividades, nos dias 3 e 4 de novembro de 2018. Trata-se da  1ª Feira de Economia Criativa do Vale do Jiquiriçá, evento com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A Feira acontece na Praça Rui Barbosa, cidade de Maracás, aberto ao público.

Maracás também conhecida como Suíça baiana por ter clima frio em relação às outras da região e se destaca por ser uma cidade tradicional de cultivo de flores para exportação, além da tradição nos festejos juninos. O nome da cidade se originou dos primeiros habitantes da localidade, os índios maracás.

O evento propicia um espaço para exposição, comercialização e fruição de produtos e serviços, pautados nos princípios da Economia Criativa, valorizando o trabalho desenvolvido por iniciativas e empreendimentos solidários do Vale do Jiquiriçá e outros territórios baianos.

O projeto é de iniciativa do produtor cultural Edmar Vieira, realizado pela CultVale que promove ações estruturantes para um território criativo, que busca oportunizar a divulgação do potencial criativo, comercialização, formação, troca de experiências e contatos, além de celebração cultural com artistas grupos, em apresentações no palco e espaços alternativos do evento.

Já estão confirmados mais de 50 expositores, sendo agentes culturais do Vale do Jiquiriçá e de outros territórios baianos. Em conformidade com os expositores, foi distribuído um vale descontos, o qual permitirá ao portador o direito a uma diminuição no valor em 10% sobre qualquer item adquirido na feira. O evento contará com palco principal, onde acontecerá festival de música, apresentações de grupos culturais locais e do território, animando o público durante os dois dias.

 

O encontro corresponde às atividades que possuem como matéria-prima o capital intelectual, a criatividade, e dão suporte à cultura e estabelecem relações com arte, a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade. Desta forma, alguns segmentos deverão marcar presença no encontro, dentre os quais o artesanato, as linguagens artísticas, as diversas mídias, os serviços gráficos, o design, a arquitetura, a publicidade, a comunicação, a diversidade cultural, a economia solidária e a floricultura.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

1ª Feira de Economia Criativa do Vale do Jiquiriçá

Quando: 3 e 4 de novembro (sábado e domingo)

Onde: Praça Rui Barbosa, Maracás – Ba

Aberto ao público

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.