Artista Plástico Sante Scaldaferri recebe homenagem


Foto Dada Jaques (Editora Barabo). Divulgação

O Palacete das Artes promove dia 8 de novembro, das 17h às 19h, uma homenagem aos 90 anos do Artista Plástico Sante Scaldaferri. Na programação haverá uma conferência da escritora Antonella Rita Roscilli, “Um grande ítalo-brasileiro: o artista plástico Sante Scaldaferri”, seguida da exibição de dois documentários: “Sante Scaldaferri-A dramaturgia dos sertões”, Documentário dirigido por Walter Lima e “Sante Scaldaferri”, Documentário dirigido por Cicero Bathomarco.

O encontro irá homenagear o grande artista plástico Sante Scaldaferri, filho de italianos que imigraram para a Bahia no final do século XIX, e deram sua contribuição na região de Jequié e na cidade de Salvador. Neste ano de 2018, Sante, se vivo fosse, estaria completando noventa anos. Foi pintor, gravador, tapeceiro, ator, cenógrafo, professor.

Deixou um legado multifacetado de grande valor artístico e humano, entre o erudito e o popular. Sobre estas temáticas versará a conferência Um Grande Ítalo-Brasileiro: O Artista Plástico Sante Scaldaferri com a qual Antonella Rita Roscilli, lusitanista e pesquisadora italiana, abrirá a tarde.

Os documentários que serão exibidos abordam, de forma diferente, a obra do saudoso e premiado artista. O conteúdo, a forma, o processo de criação, sua fidelidade à cultura popular do Nordeste, sua permanente preocupação com a contemporaneidade estética e a análise da crítica especializada sobre o seu trabalho, são assuntos que desfilam nos dois filmes, sendo que o último deles tem como ponto de partida a derradeira exposição que o artista fez no Brasil, exatamente no Palacete da Artes, em novembro de 2011.

Escritora e lusitanista italiana, a conferencista Antonella Rita Roscilli. trabalhou por muitos anos na Rai-Radiotelevisione Italiana, empresa de televisão e rádio estatal. Fundou e dirige “Sarapegbe”, Revista bilíngüe on-line de Dialogo Internacional. Divulgadora de laços sócio-culturais entre Brasil e Itália, através de palestras e artigos, é autora de obras literárias, entre as quais “Zélia Gattai e a Imigração italiana entre os séculos XIX e XX” (Edufba, 2015). Biógrafa de Zélia Gattai Amado, no Brasil, é Membro Correspondente pela Itália da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Publicou na Europa vários artigos sobre vida e obra de Sante Scaldaferri em revistas.

O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura/Estado da Bahia. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. Mais informações no tel. 71 3117 6987

8/11 – Homenagem a Sante Scaldaferri
Palacete das Artes (IPAC/Secult-BA)
Rua da Graça, 284

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.