Lazzo Matumbi homenageia Luiz Melodia


Foto de Julio Leão. Divulgação

O cantor e compositor baiano Lazzo Matumbi apresenta, nos dias 14 e 15 de setembro, às 20h30, no Café Teatro Rubi, Wish Hotel da Bahia, o show Lazzo Canta Melodia em que homenageia o cantor e compositor carioca Luiz Melodia, com quem teve a honra de dividir o palco algumas vezes ao longo da carreira.

“Será uma homenagem à vida e obra deste amigo, um criador de canções incríveis, que nos deixou ano passado”, destaca Lazzo. Após ser convidado pelo Prêmio da Música Brasileira para interpretar, ao lado de Iza e Liniker, a canção Negro Gato em homenagem a Melodia, Lazzo se sentiu motivado para fazer um show inteiro em memória do cantor carioca. “Acho que uma música só é muito pouco diante do maravilhoso universo criado e deixado por Luiz”, completou Matumbi.

No repertório, composto por canções consagradas na voz de Melodia, não faltarão Juventude Transviada, Surra de Chicote, Negro Gato, Pérola Negra e outros sucessos do cantor e compositor carioca. É um show intimista, de um artista que conheceu de perto Melodia e partilhou com ele momentos de inspiração.

A relação de Lazzo e Melodia começou na década de 1980, quando o cantor carioca fez um show em Salvador. Depois a amizade se estreitou entre os vários encontros na capital baiana. Em 1983, quando Lazzo passou a viver em São Paulo, eles voltaram a se encontrar e, como a admiração era mútua, Lazzo gravou Destino Coração, de Melodia, e compôs, em parceria com Gileno Félix, a música Negro Menino, gravada na voz de Margareth Menezes.

Para o cantor baiano, os encontros mais marcantes se deram em Salvador, no show intitulado “Biscate LM” (as iniciais de Lazzo e Melodia), realizado no Teatro Castro Alves, e em Brasília, em evento promovido pela Fundação Palmares em face do seu aniversário de fundação.

Luiz Melodia foi um dos maiores compositores e um dos mais importantes intérpretes da música brasileira. Depois que Gal Costa gravou a música Pérola Negra, Melodia ganhou projeção nacional.

Em 2018, o artista foi escolhido como o homenageado da 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira, que aconteceu no último dia 15 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e contou com a participação de Lazzo Matumbi, além de vários outros artistas, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Fabiana Cozza, Sandra de Sá e Lenine.

Lazzo Matumbi – De canto forte e inconfundível, Lazzo é considerado “a voz da Bahia” e também um dos mais importantes intérpretes da música brasileira da atualidade. Começou sua carreira como cantor e logo foi convidado para assumir os vocais do bloco Ilê Aiyê, na década de 1970. Em 1981, lançou o compacto “Guarajuba”, marcando o início da sua carreira solo.

Nos anos 1990, participou da turnê mundial de Jimmy Cliff, como percussionista e backing vocal, abrindo vários shows do artista jamaicano. Depois disso, por influência de viagens a Jamaica, conheceu de perto a obra de Bob Marley e passou a compor mais reggaes. De um modo geral, sua musicalidade mescla samba, soul, jazz, reggae, batuques africanos, maracatus e ijexás.

Em 2013, seu disco homônimo “Lazzo Matumbi” foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira como ‘Melhor Disco’ e Lazzo, indicado à categoria ‘Melhor Cantor’. Agora, em 2018, ano que o Prêmio da Música Brasileira homenageia Luiz Melodia, Lazzo foi convidado a se apresentar em memória do artista carioca, falecido em 2017.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.