Visite o Museu do Samba de Roda em Santo Amaro


Divulgação

Santo Amaro abriga o Centro de Referência do Samba de Roda – Casa do Samba e lá está sendo desenvolvido até setembro deste ano o Projeto Museu do Samba de Roda, essa Casa é Nossa!  que tem como objetivo desenvolver, estimular e aumentar o acesso do público ao museu, através de atividades como  oficinas, intercâmbios culturais, encontros e apresentações públicas.

O Museu fica no Solar Araújo Pinho, localizado na Rua do Imperador, à beira do Rio Subaé, em  uma casa construída no final do século XIX, cujo segundo pavimento foi edificado pelo Conde do Subaé para hospedar o Imperador D. Pedro II. Desde 1979, o prédio é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

As atividades propostas estão sendo realizadas na Casa do Samba e também nas escolas, e segue uma programação com ações a serem realizadas como: visitas guiadas com recepção de escolas, universidades, pesquisadores e comunidade em geral para visitação a exposição permanente de samba de roda; Oficinas de samba de roda (dança e canto); Oficinas de maculelê; Oficinas de construção e toque de berimbau; Encontro dos Mestres do Samba de Roda; Apresentações de Samba de Roda; Intercâmbios culturais; Caruru de Cosme e Damião.

Como ação relevante, o Museu vai às escolas como forma de divulgar as atividades do mesmo em instituições de ensino que ainda não tiveram oportunidade de conhecer o espaço, bem como a sua importância para a comunidade. Na oportunidade serão ministradas oficinas de samba de roda e maculelê.

As oficinas serão ministradas por Mestres da Cultura popular reconhecidos pelo seu trabalho e dedicação, entre eles: Mestra Nicinha do Samba, Mestre Primeiro e Mestre Góes.

O Museu do Samba de Roda – Casa do Samba, que teve as portas abertas em 2007, é um Pontão de Cultura que vem cumprindo o que propôs no projeto base para seu funcionamento: ser um Centro de Referência sobre o samba de roda baiano e um ponto de apoio, união e divulgação dos grupos de samba de roda e de seus mestres, além de outras manifestações culturais.

Para mais informações e agendamentos de escolas, Universidades e demais interessados: Contato 75 98137-5031 / 75 98178-1891

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.