Oficina Lab Eros ministrada pela performer Alda Maria Abreu


A criação de atos performativos a partir de uma dramaturgia aberta: essa é a linha de pesquisa da oficina Lab Eros – Laboratório de Práticas Corporais e Experimentos Erótico-Filosóficos sobre o Tempo, que ocorrerá nos próximos dias 23, 25, 27 e 28 de julho, no Espaço Cronópios, localizado na Rua Direta do Santo Antônio, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, número 179.

A oficina faz parte da programação de atividades do Transborda – Programa de Formação em Artes Performativas. As inscrições para o Lab Eros já estão abertas e com preço promocional até o dia 16 de julho, podendo ser realizadas através do site www.gameleiraintegra.com/transborda (link de acesso ao final da página). O valor da inscrição promocional é R$200.

Espaço de formação e de compartilhamento de experiências em artes, onde a criação é entendida pela transversalidade entre as linguagens, especialmente dança, literatura, performance e teatro, o Transborda é um projeto que tem concepção da Gameleira Artes Integradas, coordenada pelas artistas Raiça Bomfim e Olga Lamas, e desenvolvido em parceria com o artista e gestor Matias Santiago.

 

Para se inscrever nas atividades do programa não é necessário ter experiência prévia em artes, mas sim o interesse em experimentar modos de expressão, de vivência estética e de implicação na construção da realidade. O Transborda é um espaço para quem quer se arvorar em experimentar e pensar a respeito das artes performativas, além de ser também um local para performers já atuantes.

Peyote_Jardim dos Tempos em foto divulgação de Ligiana Braga

Na oficina Lab Eros, ministrada pela dançarina/performer Alda Maria Abreu, será criado um espaço experimental para mobilizar atos performativos e vivências coletivo-corporais que fazem parte da atual pesquisa de doutorado de Alda, a partir dos motes “do sujeito erótico à experiência-limite” (Georges Bataille) e “o tempo e o corpo do incomensurável” (Henri Bergson). Esses modos de performar/existir, sustentados no que Alda chama de imersões ecopoéticas, irão ganhar corpo no convívio diário com o grupo a partir de uma dramaturgia aberta, convocada por epistemologias xamânicas ainda sem nome, idade ou tempo.

Os participantes serão convidados a mergulhar num mesmo mar, na memória do fogo nos corpos e desafiados a deslocar-se de certezas antropocêntricas e pontos de vista demasiado humanos sobre quem somos ou o que é um corpo, um Ser, uma Vida. “Buscar dar à luz estados de caos, novas danças, novas ecologias, novos modos, graus e naturezas daquilo que chamamos Liberdade”, explica poeticamente a dançarina-performer.

Alda Maria Abreu é artista independente que atua na cena cultural do eixo São Paulo-Bahia-Portugal há mais de 10 anos, escritora e ávida leitora de Artaud, Bataille, Nietzsche, Bergson e Spinoza, na esteira da filosofia da diferença, acompanhada também por Deleuze, Guattari e seus mil platôs. Atualmente dedica-se à criação de atos performativos que visam efetuar danças-pensamentos livres das coleiras da dita arte contemporânea.

O Transborda conta ainda com mais seis oficinas além da Lab Eros: Silêncios e Tesouros (20, 22, 24 e 25 de agosto), com Olga Lamas; A Poética do Corpo-Lugar (10, 12, 14 e 15 de setembro), com Marcelo Sousa Brito; Berro Estribilho (15, 17, 19 e 20 de outubro), com Raiça Bomfim; Dança Estilhaçada (05, 07, 09 e 10 de novembro), com Leonardo França; Abordagens Artísticas para o Corpo e o Movimento (19, 21, 23 e 24 de novembro); e Ojúran – Transe e Fluxo (10, 12, 14 e 15 de dezembro), com Laís Machado. As inscrições para estas oficinas já estão abertas, também pelo site www.gameleiraintegra.com/transborda.

O quê: Lab Eros – Laboratório de Práticas Corporais e Experimentos Erótico-Filosóficos sobre o Tempo
Quando: 23, 25, 27 e 28 de julho – segunda, quarta e sexta, das 18h30 às 21h30; sábado, 15h às 18h
Onde: Espaço Cronópios, localizado na Rua Direta do Santo Antônio, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, número 179
Inscrição: R$ 200 – www.gameleiraintegra.com/transborda

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.