Espetáculo infanto-juvenil O Mundo das Minhas Palavras estreia sábado


Divulgação

O Núcleo Teatro Viável em temporada com o espetáculo O Mundo das Minhas Palavras até o dia 29 de julho, dentro do projeto de ocupação do Laboratório de Experimentação Estética do MAB, no Corredor da Vitória. O novo espetáculo, que fica em cartaz em curta temporada, aos sábados e domingos, com sessões às 11h e 16h, é direcionado ao público infanto-juvenil e tem como tema a construção do vocabulário e da linguagem das crianças.

Com texto de Wanderley Meira, que divide a direção com Guilherme Hunder, O Mundo das Minhas Palavras tem no elenco Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão, integrantes do Núcleo, que se apresentam como atores adultos, estabelecem um bate-papo e, se alternam entre papéis de adultos, crianças, palavras e outros personagens do mundo infanto-juvenil, construindo a reflexão sobre o assunto.

De forma ágil, não linear e contemporânea, o espetáculo é uma conversa sobre como os adultos, a educação formal e a sociedade vão disponibilizando as palavras para a construção da linguagem das crianças, e a maneira como elas vão capturando e guardando essas palavras, ao mesmo tempo em que constroem sua personalidade e seu discurso pessoal, social e político.

“Certo dia li numa página de rede social que não tem como as crianças crescerem afastadas dos preconceitos. E isso é real, principalmente, por vivermos numa sociedade que muitas vezes dão sentidos às palavras que elas não têm. Nesse mundo machista e que segrega, as palavras ganham conotações sexuais e violentas, que vão influenciar diretamente na formação do vocabulário da criança e na forma como ela pode se comportar ao longo da vida. Trazemos esse debate de forma divertida”, realça Augusto Nascimento.

O espetáculo dialoga de maneira lúdica com as crianças sobre suas próprias experiências com a construção de significados, mas, ao mesmo tempo, é um alerta para a responsabilidade dos adultos sobre a entrega que se faz desses significados.

“O universo do espetáculo é o espaço da subjetividade das crianças: colorido, não linear, mas, ao mesmo tempo fluido, e em constante construção – essa é a máxima que norteia a construção da encenação, do cenário, do figurino, da iluminação e dos efeitos que ambientam a cena, associada ao pensamento de viabilidade de execução que norteia o pensamento do Núcleo”, diz Wanderley.

A ficha técnica, além dos membros do grupo, reúne Luciano Salvador Bahia, com os efeitos sonoros e os arranjos para canções de Wanderley Meira; Erick Saboya, criando o cenário; Allison de Sá, pensando a iluminação e construindo o projeto elétrico. Seguindo uma política de sustentabilidade e baixo-custo, Erick Saboya e Alison de Sá aproveitam a estrutura da primeira produção do Núcleo, Ponto e Vírgula – pequena pausa antes do fim.

O movimento dos atores em cena está sob a direção de Mônica Nascimento. Para criar o mundo das palavras, o mágico e ator Fernando Lopes criou e construiu os efeitos especiais do espetáculo; André Luís Silva, traduzindo as ideias na programação visual; Rafael Pimentel Brito, fazendo assessoria de imprensa; e Diney Araújo, capturando as imagens para as fotografias.

O Núcleo Teatro Viável é formado por Augusto Nascimento, Fernanda Beltrão, Guilherme Hunder e Wanderley Meira, que se revezam nas diversas funções técnicas e artísticas. O grupo tem como foco de pesquisa e realização a produção de espetáculos autossustentáveis, cujas apresentações não dependam de estruturas de casas de espetáculo, de forma que se possam realizar em espaços alternativos, com alta economia de energia elétrica.

O quê: espetáculo infanto-juvenil O Mundo das Minhas Palavras
Quando: até 29 de julho – sessões às 11h e 16h
Onde: Laboratório de Experimentação Estética, Museu de Arte da Bahia – Avenida Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – venda pelo site www.sympla.com.br

FICHA TÉCNICA
Texto: Wanderley Meira
Direção: Guilherme Hunder e Wanderley Meira
Elenco: Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão
Composições Musicais: Wanderley Meira
Arranjos Musicais e Efeitos Sonoros: Luciano Salvador Bahia
Direção de Movimento: Mônica Nascimento
Iluminação e projeto elétrico: Allison de Sá
Efeitos Especiais: Fernando Lopes
Figurino: Guilherme Hunder
Maquiagem: Fernanda Beltrão
Cenário: Erick Saboya
Programação Visual: André Luís Silva
Assessoria de Imprensa: Théâtre Comunica – Rafael Brito Pimentel

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.