Vasta programação celebra os 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo


Desfile, corrida, regata e exposição são as atividades que serão promovidas entre os dias 6 e 17 de junho pelo Comando do 2º Distrito Naval em comemoração ao 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil. Abertura da programação acontece dia 6 de junho (quarta-feira), a partir das 19h, a Câmara Municipal de Salvador realiza uma sessão especial alusiva à data, no plenário Cosme de Farias.

Na sexta-feira (8 de junho),  às 9h da manhã o Comandante do 2º Distrito Naval e o Presidente da Associação Comercial da Bahia realizam uma aposição floral no monumento em homenagem aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, na Praça Riachuelo, no bairro do Comércio.

A tradicional cerimônia militar será realizada no sábado (9 de junho), a partir das 10h, no Forte de Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), com a leitura da mensagem presidencial alusiva à data e imposição de condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a personalidades e autoridades civis e militares, além de salva de tiros disparados por navio da Marinha. Navios subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval realizam um desfile naval no trecho da orla marítima entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra. No mesmo dia, entre 9h e 17h30, no largo do Farol da Barra, uma exposição reunirá equipamentos, armamentos, réplicas, material de sinalização náutica, informações sobre segurança aquaviária e como ingressar na Marinha, além de um simulador de navegação.

No dia 16 de junho, a 40ª edição da Regata Marcílio Dias, que leva o nome de um dos heróis que tombaram na Batalha Naval do Riachuelo, reúne veleiros nas categorias oceano e monotipo, com largadas na praia junto à Capitania dos Portos da Bahia, no Comércio, a partir das 12h.

No dia 17 de junho, a partir das 7h, a 36ª edição da tradicional Corrida Rústica Riachuelo fecha a programação, com percursos de 5 e 10 km e corrida representativa de pelotões, com largada e chegada em frente ao Farol na Barra. A cerimônia de premiação, que acontece logo após a corrida, será abrilhantada pela Banda de Música do 2º Distrito Naval.

 

A importância histórica da Batalha Naval do Riachuelo

Considerada pelos historiadores como um momento decisivo na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a Batalha Naval ocorreu na manhã do dia 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do Rio Paraná, próximo à cidade de Corrientes na Argentina.

Naquele episódio, a Esquadra Brasileira, liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, travou uma intensa luta contra as forças oponentes. A resistência brasileira foi heroica: no combate, diversos brasileiros lutaram até a morte, dentre eles o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias.

Até aquela data, as forças da Tríplice Aliança não detinham a iniciativa na guerra. Com a vitória naquela Batalha, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária e possibilitando aos aliados o acesso aos rios que formavam as principais artérias do teatro de operações de guerra.

Riachuelo representou a primeira grande vitória da Tríplice Aliança no maior conflito armado já ocorrido na América do Sul, sendo até hoje bastante lembrada e justamente comemorada.

__________________________________________________________________________

 

Serviço:

  • 6 de junho: Sessão Especial na Câmara Municipal de Salvador

Entrada mediante convite, na Câmara Municipal de Salvador, a partir das 19h.

  • 8 de junho: Aposição Floral no Monumento Riachuelo

Aberta ao público, na Praça Riachuelo (Comércio), às 9h.

 

  • 9 de junho: Cerimônia Militar

Entrada mediante convite, a partir das 10h, no Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra).

  • 9 de junho: Desfile Naval

Aberta ao público, na orla de Salvador (orla Barra – Ondina), a partir das 9h.

  • 9 de junho: Exposição Temática

Aberta ao público, no largo do Farol da Barra, das 9h às 17h30.

  • 16 de junho: 40ª Regata Marcílio Dias

Aberto para participantes na Capitania dos Portos da Bahia, a partir das 12h.

  • 17 de junho: 36ª Corrida Rústica Riachuelo

Aberta ao público, no Largo do Farol da Barra, a partir das 7h.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.