Feira do Troca-Troca: lazer gratuito para a família


Fotos divulgação João Rafael

Pais e filhos poderão desfrutar de uma programação diferente no sábado (19), em uma tarde divertida e cultural. Contação de histórias, sessão de cinema, troca de brinquedos e livros, exposição e oficina, tudo com acesso gratuito na “Feira do Troca-Troca”, que acontece no Espaço Xisto Bahia e na DIMAS, das 13h30 às 17h. O evento é promovido pelo Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude, em parceria com a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, e tem como foco enfatizar a importância de uma programação em família, proporcionando um espaço de novas descobertas, socialização e principalmente a reflexão sobre o consumo consciente e práticas colaborativas.

A diversão já começa em casa, com a escolha dos livros e brinquedos que poderão ser trocados. O evento terá um espaço especial para que pais e filhos possam mostrar o que trouxeram e ver os brinquedos que fizeram parte da história de outras pessoas. Os artigos devem estar em bom estado. Ao longo da tarde, todos poderão visitar, na Galeria Pierre Verger, a exposição “Lanterna Mágica – Audiovisual, Interação e Ludicidade”, que conta um pouco da história do cinema baiano, através de uma proposta lúdica com enfoque infantojuvenil. A exposição tem curadoria de Aline Terra Nova e Simone Lopes.

Durante a tarde, as crianças terão um espaço de atividades lúdicas, com a Oficina Brinquedos e brincadeiras em família – Brinquedos ópticos, ministrada por Daniela Fernandes – Bacharela em Direito e Bacharela em Cinema e Audiovisual e Diretora da DIMAS; e Karoline Santana – psicóloga e coordenadora da Mandalas – Rede de Práticas em Psicologia. A atividade tem como objetivo proporcionar um espaço em que as crianças brinquem junto a pessoas que elas têm relações de afeto e trará a temática dos brinquedos ópticos. Para participar das oficinas artísticas, não será necessária inscrição prévia, entretanto as vagas são limitadas.

Contos africanos – a feira traz nesta edição uma sessão de contos africanos, “Histórias da Chuva”, do Grupo Iwá (BA) e convida o público a imaginar e viajar a diferentes lugares através da escuta. Em cena, a atriz Josi Acosta, acompanhada dos músicos Gabriel Carneiro e Sanara Rocha, sob direção de Antônio Marcelo, apresentam ao público uma livre adaptação de contos, que versam sobre a chuva e tratam de temas como solidariedade e amor. As histórias, provenientes da Angola e Botsuana, retratam uma menina que pede à sua mãe que lhe conte histórias, de forma sensível, usando recursos vocais e expressivos.

No encerramento da ação, será realizada uma grande sessão de cinema, com exibição de curtas-metragens e obras seriadas na Sala Alexandre Robatto. Neste espaço a plateia terá trânsito livre e os títulos que serão exibidos estarão disponíveis no site do projeto www.festivalpetiz.com.br.

 

Feira do Troca-Troca (troca de brinquedos e livros, exposição, contação de histórias, oficina , sessão de cinema de curtas e animes)

Data: 19 de maio

Local: Espaço Xisto Bahia – Rua General Labatut, 27 – Barris

Horário: 13h30 às 17h30

Gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.