97 anos de Jaguaquara com show junino e música do padre Antônio Maria


Foto Marcos Frahm

O aniversário de 97 anos de fundação de Jaguaquara, localizada na região sudoeste da Bahia, 336 km de Salvador, vai ser festejado em clima do São João, nesta sexta, dia 18 de maio com Célia Mares & BandaLéo Fera & Forrozão e no dia 19,  o cantor e padre Antônio Maria, às 21h na Praça Guilherme Silva.

De acordo com a Prefeitura Municipal este show do padre já está sendo esperado com muita expectativa pelos munícipes e em especial pela comunidade católica local e regiões circunvizinhas. E o aniversário da cidade que acontece no mês de maio, antecede os Festejos da Padroeira de Nossa Senhora Auxiliadora e a vinda do Sacerdote tem alegrado toda a paróquia e também a Comissão da Festa de 2018.

 São João 2018

Mas não fica por aí porque a festa de São João 2018 já está garantida e vai ter duração de 13 dias para a comemoração no município, tendo como tema “São João Campeão, Forró, Copa e Tradição!” e promete garantir alegria e despertar a atenção de todos iniciando com a Vila dos Campeões (Vila Junina) no dia 12 de Junho e se estendendo até o dia 24.

Do dia 12 a 21 a programação da Vila contará com a participação de atrações locais, garantindo assim a valorização dos artistas da terra e promovendo um espaço de interação e evolução cultural. A programação da Vila conta ainda com a apresentação de quadrilhas juninas que anualmente encantam a todos que assistem garantindo um clima festivo e acolhedor!

Jaguaquara – nasceu de uma fazenda chamada Toca da Onça, e sua história tem como ponto de partida a chegada do casal Guilherme Martins do Eirado e Silva & Luzia de Souza e Silva no ano de 1896. O casal trabalhou incansavelmente durante muitos anos na fazenda. Na sede da fazenda havia três casas: a casa da sede, residência do casal, posteriormente doada às Franciscanas Imaculatinas e, hoje, Colégio Luzia Silva, uma casa de negócios com depósitos, dependências de empregados e rancharia para viajantes, que foi demolida para dar lugar à Praça J.J. Seabra, e uma casa de farinha que foi reformada e atualmente pertence à família Minahim.

No ano de 1912 foi iniciada a construção das primeiras casas que formariam o povoado Toca da Onça, cujo território fazia parte do município de Areia, atual Ubaíra. Em 1913, após enfrentar árduas lutas políticas, Guilherme Silva conseguiu a passagem da Estrada de Ferro de Nazaré, pela sede do povoado, impedindo que a estação fosse construída no povoado da Casca. A Lei nº 174, de 05 de outubro de 1915 mudou a denominação do então povoado Toca da Onça, para Jaguaquara, que tem o mesmo significado na língua Tupy. Em  18 de maio de 1921, Jaguaquara foi elevada à categoria de vila e município sendo, conseqüentemente, seu território desmembrado do município de Areia.

Imigrantes – em 1950, imigrantes vindos de diversas regiões da Itália, desembarcaram em Jaguaquara. Eram 41 famílias, que receberam do governo um pequeno lote de terra para recomeçarem a vida. Introduziram a lavoura, ainda pouco incrementada, com produtos até então desconhecidos da população e técnicas mais avançadas de cultivo. Fundaram uma Colônia, que hoje, encontra-se desativada. Além de hortifrutigranjeiros, os italianos plantaram uva e trigo, que se desenvolveram bem graças ao clima. Jaguaquara, acolheu ainda imigrantes de várias nações como Japão, Portugal, Espanha e Peru.

Clima -caracteriza-se por possuir um clima do tipo seco sub-úmido: apresenta frio no inverno e quente e seco no verão, mantendo uma temperatura média anual de 21,5°C, e um índice pluviométrico ente 600 e 1.000mm.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.