“Ruína de Anjos” um espetáculo itinerante


Divulgação

“Ruína de Anjos”, espetáculo que representou a Bahia no Palco Giratório 2017, retorna a Salvador através do projeto de manutenção d’A Outra Companhia, localizada no Centro Comercial do Politeama, no dia 2 de maio e fica em temporada de terça a quinta-feira, às 20h, até 24 de maio. Não ocorrerá apresentação no dia 23 de maio.

“A palavra de ordem é enxergar, vamos cuidar um do outro e não vem com essa de que vai assistir ao espetáculo de teatro”, essa é a instrução de Wilson – personagem, o terceiro sinal, para indicar que o espetáculo vai iniciar num megafone. Em meio a atravessamentos de ruas, de transeuntes e espectadores, ônibus passam e olhos se despertam.

O espetáculo inicia e nos minutos seguintes percebesse que no caminho ao Centro Comercial do Politeama passamos por alguns de seus personagens, mas não os enxergamos. Essa é a temática de Ruína de Anjos, uma criação documental sobre as minorias do centro urbano invisibilizadas diante da violência e marginalidade, em algum bairro a beira de uma higienização social.

Foto divulgação de Rogério Alves

Num misto de teatro de rua, intervenção urbana e performance, Ruína de Anjos tem como mote a reabertura de um cinema de bairro e a esperança de renovação que ela traz para aquele lugar, que no passado viu um apogeu e hoje vivencia um abandono. Tal qual a vida dos personagens condutores da narrativa itinerante, que perderam a luz que um dia tiveram: uma travesti prostituta, um paraplégico vendedor de café, um pastor traficante, um burguês homofóbico, uma moradora de rua catadora de lixo e uma artista de rua.

O espetáculo, que se dá na dinâmica do trânsito e da noite do centro da metrópole, conduz o público a enxergar situações que atravessam discussões sobre violência, marginalidade, tráfico de drogas, invisibilidade social, comercialização da fé e gênero. Uma inspiração para Ruína de Anjos é a obra A Missão, do autor alemão Heiner Muller, que fala do cenário de um mundo pós-guerra, vivendo uma franca decadência.

O retorno do espetáculo a Salvador ocorre após um ano rodando o Brasil através do Palco Giratório 2017, circuito de artes cênicas do SESC. Ao todo, o grupo passou por 20 cidades, 12 estados e mais de 30 apresentações, oficinas, debates e intercâmbios. A Outra Companhia de Teatro foi o único grupo baiano do projeto e, além de apresentar o documento cênico-urbano Ruína de Anjos, em algumas cidades apresentou também O Que de Você Ficou em Mim, que faz parte do seu repertório.

Divulgação

A respeito da participação no Palco Giratório, o ator e diretor do espetáculo Luiz Antônio Sena Jr. declara que foi um fôlego para enxergar a pesquisa em teatro documental queo grupo vem realizando e os desdobramentos desta obra urbana.Os atravessamentos foram diversos: moradores em situação de rua impediram que os atores fossem violentados por policiais; abraços de reconhecimento; intervenções dos figuras da rua que dialogavam com as personagens, entre outros.

Esta nova temporada faz parte do projeto ENXERGUE! sonhos, memórias e declarações d’A Outra Companhia, que contacom o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, aprovado no Edital Setorial de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). É importante falar que para assistir é preciso reservar a entrada através do email [email protected].

Ruína de Anjos – espetáculo d’A Outra Companhia de Teatro
Quando: 2 a 24 de maio, de terça a quinta, às 20h (não ocorrerá apresentação dia 23 de maio)
Onde: Casa d’A Outra – Centro Comercial do Politeama, localizado na Rua Politeama de Cima, 114
Reserva: entrada através do email [email protected].
Quanto: Pague Quanto Puder

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.