Tributo aos 60 anos do falecido guitarrista Álvaro Assmar


Assmar no VI Festival de Blues de Londrina em 2016. Foto divulgação de André Trigueiro

Uma emocionada homenagem à vida e obra do músico Álvaro Assmar, pioneiro do blues na Bahia, que nos deixou em dezembro de 2017 acontece nos dias 23 e 24 de março, às 20h30, o Café-Teatro Rubi, Wish Hotel da Bahia (ex-Sheraton). .

Assmar completaria 60 anos no dia 20 de março e, com o intuito de celebrar o legado deste grande artista, um time de amigos estará reunido, na semana de seu 60º aniversário, para uma temporada de shows inteiramente dedicados à sua memória.

Quem assina a produção e a direção artística de “Álvaro Assmar 60 Anos – Uma Homenagem” é seu filho, o guitarrista, cantor e compositor Eric Assmar, que estará no palco ao lado da Mojo Blues Band, banda que acompanhava Álvaro e é formada por Octávio Américo (baixo), Reny Almeida (bateria) e Ícaro Britto (guitarra e vocais).

Para completar a homenagem, o show terá como convidados especiais o gaitista e cantor carioca Flávio Guimarães, uma das maiores referências da gaita blues na América Latina, dono de um talento único e membro fundador do lendário grupo Blues Etílicos, além de Adelmo Assmar, baixista e cantor, irmão de Álvaro e antigo parceiro no grupo de rock progressivo Cabo de Guerra.

Os músicos trarão um repertório preparado especialmente para a ocasião, com canções da discografia de Álvaro, aliadas a clássicos do gênero, que ele eternizou na Bahia e que foram interpretados pelo artista ao longo da carreira. Uma homenagem através de um panorama completo e consistente de sua bela obra, evidenciada em seus seis CDs e dois DVDs.

Além de sua notável história como artista pioneiro de blues, na Bahia, Álvaro teve forte atuação como produtor musical, cultural e radialista, tendo fundado o projeto ´Wednesday Blues´ e apresentado o programa Educadora Blues, pela rádio Educadora FM, por quase 15 anos ininterruptos, tempo recorde de permanência no ar para um programa de rádio dedicado a esse gênero de música no Brasil.

Por esses e outros feitos, não faltam razões para celebrar o legado deste artista que inseriu a Bahia no mapa nacional do blues e influenciou uma série de músicos das gerações seguintes.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.