469 anos de Salvador com curso do IGHB sobre a evolução urbana


Vista do Elevador Lacerda entre Cidade Alta e Baixa em foto divulgação de Tereza Torres – Setur (GOV-BA)

Para comemorar os 469 anos da primeira capital brasileira, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove de 19 a 23 de março, o curso “Salvador, evolução urbana, eventos históricos e condicionantes naturais”. Com carga horária de 20 horas, as aulas acontecem no período da tarde, das 14h às 18h, com direito a certificado.

O curso será ministrado pelo historiador e mestre em geologia, Rubens Antonio Filho. As propostas são: mostrar a associação entre as formas do relevo, suas propriedades, condicionamentos, a urbanização e a História de Salvador; permitir a compreensão da geomorfologia de Salvador, da sua escarpa da falha, seus antigos rios, como foram condicionadas e se deram as modificações urbanas de Itapuã a Barra, e desta à Jequitaia; associar suas configurações a eventos históricos, permitindo uma melhor compreensão destes.

Praça Castro Alves em foto divulgação de Rita Barreto (Setur)

As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.ighb.org.br – Mais informações: 71 3329 44/63 ou na sede da entidade: Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade. O Instituto é apoiado pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Programação do curso:

19 de março de 2018, das 14h às 18h
– A origem dos terrenos soteropolitanos – uma longa história
– Geomorfologia de Salvador
– A escarpa da falha de Salvador
– “Alto de Salvador”
– A zona intermediária entre o alto e a planície litorânea oceânica
– O sistema de vales e drenagens
– A Planície litorânea ou Margem costeira atlântica
– Baía, mar, oceano

20 de março de 2018, das 14h às 18h
– As modificações urbanas de Itapuã à Barra

21 de março de 2018, das 14h às 18h
– As modificações urbanas da Barra à Castro Alves

22 de março de 2018, das 14h às 18h
– Primeiro povoamento e Fundação
– As modificações urbanas da Castro Alves à Calçada e Liberdade

23 de março de 2018, das 14h às 18h
– Eventos históricos condicionados pela geomorfologia
– Primeiro povoamento e Fundação
– Os ataques holandeses de 1624 e 1638
– A Guerra de Independência
– A rebelião Malê.

Sobre o ministrante:
Rubens Antonio é historiador e mestre em geologia. Servidor público, atua como geólogo, paleontólogo e historiador, no Museu Geológico do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, respondendo por questões relacionadas à Mineralogia, à Geologia, à Paleontologia e à História Geológica e da Mineração.

 

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.