Exposições em espaços Culturais do Centro Histórico


A Galeria da Cidade, Teatro Gregório de Mattos (TGM), segue em cartaz até 31 de maio, com a exposição interativa Gregórios. Ambientada num circuito dinâmico e criativo, com diversas texturas, composta pela vasta obra creditada a Gregório de Mattos, a mostra cria uma atmosfera seiscentista da Salvador do poeta, por via da iluminação, dos sons, de imagens e objetos que certamente vão transportar os visitantes àqueles tempos em que a capital da Bahia já se fazia majestosa e a mais importante cidade das Américas.

Além da vida e obra do Boca de Brasa, uma linha do tempo retrata a trajetória da Fundação que leva seu nome, a Fundação Gregório de Mattos, criada em 1986 e que, ao longo de três décadas, foi uma instituição importante para alavancar ações e projetos culturais em Salvador. Gregórios foi o último trabalho assinado pelo artista plástico e cenógrafo Joãozito, e, após seu falecimento, o projeto vem sendo tocado por sua esposa e artista plástica Lanussi Pasquali. A exposição ficará aberta ao público até 31/05, com visitação guiada de quarta a domingo, das 14h às 19h. Como legado, a Galeria da Cidade ganhará um Memorial com parte do acervo exposto.

A Galeria Juarez Paraíso, Espaço Cultural da Barroquinha segue até junho com a exposição Orixás da Bahia, e já recebeu quase duas mil visitas. Com estátuas criadas em 1973 por D. Elyette Magalhães (in memorian), mulher de personalidade forte, ideias e visão além de seu tempo, que em plena década de 70 exibia lindos e coloridos turbantes, causando estranhamento a muita gente que desconhecia a importância de tão poderoso adereço e reforçando sua ligação com a religiosidade de matriz africana.

Dona Elyette foi mais longe: no ato de criação do Museu da Cidade, em 5 de julho de 1973, dedicou uma sala inteira aos orixás, criados pelo artista plástico Alecy Azevedo (in memorian) e acompanhado pela assessoria de Mãe Meninha do Gantois (in memorian). São 16 estátuas em tamanho real de divindades africanas, esculpidas em papel marchê. A curadoria atual tem assinatura do artista visual, cenógrafo, aderecista e figurinista, Maurício Martins, com consultoria religiosa de alguns membros do Terreiro do Gantois.

Martins projetou um cenário que promove um diálogo entre elementos da ancestralidade e da contemporaneidade. Para recuperar as roupas (figurinos) e os adereços que vestem as esculturas de Alecy, Martins conta com a coordenação da museóloga, Gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura (FGM) e filha do Gantois, Jane Palma e das costureiras Joselita França, Alzedite Santos, Clara Guedes e Regina Celia Santos. Aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 19h.

Na Casa do Benin, traz a exposição permanente com acervos da coleção de Pierre Verger com artefatos que ele trouxe da Costa do Benin. A Casa funciona de segunda a sexta, das 09h às 17h e as visitas são gratuitas.

Gregórios – exposição interativa sobre vida e obra de Gregório de Mattos Guerra

Quando: até 31.05 – de quarta a domingo, das 14h às 19h
Onde: Galeria da Cidade – Teatro Gregório de Mattos
Quanto: Aberto ao público

O quê: Exposição Orixás da Bahia
Quando: até 30.06 – de quarta a domingo, das 14h às 19h
Onde: Galeria Juarez Paraíso – Espaço Cultural da Barroquinha
Quanto: Aberto ao público

O quê: Exposição Permanente com acervos de Pierre Verger
Quando: permanente – de segunda a sexta, das 09h às 17h
Onde: Casa do Benin
Quanto: Aberto ao público

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.