Turismo religioso na Semana Santa em Nazaré, Monte Santo e Serrinha


Cristo de Nazaré das Farinhas em foto da UPB (União dos Municípios da Bahia)

Todos os caminhos levam a estas três cidades baianas porque é  tradicional na Semana Santa realizarem eventos religiosos alusivos à data. Serrinha, os fiéis se unem em penitência na Procissão do Fogaréu e há encenação da Paixão de Cristo; em Monte Santo, também tem encenação da Paixão e procissão até o monte, que originou o nome da cidade, localizado em uma serra, semelhante ao Monte Calvário, em Jerusalém; e Nazaré das Farinhas, onde acontece a famosa Feira dos Caxixis e  visitas à Via Sacra, com monumento de Cristo, de 15 metros. (Noemi Flores)

A Semana Santa, neste ano, começa no dia 25 de março quando os católicos celebram o Domingo de Ramos e termina no dia 1º de Abril, Domingo de Páscoa. Porém, os dias mais significativos para todos, quando ocorrem eventos mais importantes, começam na Quarta(28) e terminam na Sexta-feira (30), dia da Paixão de Cristo e Sábado de Aleluia(31), dia da Ressurreição de Cristo.

 

Monte Santo  fica  a 363 km da capital  e o nome da cidade tem sua origem em outubro de 1775, momento em que o capuchinho Frei Apolônio de Todi ao apreciar a serra ficou impressionado com a semelhança da mesma com o Monte Calvário de Jerusalém e convidou os fiéis que o acompanhava para transformar o Monte em um “Sacro-Monte” e rebatizá-lo com o nome de Monte Santo, marcando seu dorso com os passos da Paixão.

A Semana Santa na cidade conserva até hoje suas tradicionais procissões e encenações da Paixão de Cristo, por isto reúne milhares de fiéis na localidade. Tem início no Domingo de Ramos e continua durante a semana com celebrações religiosas e procissões, culminando com o principal dia da programação, na Sexta-feira da Paixão.

Geralmente  começa por volta das 4 da manhã, horário em que os fiéis se preparam para subir a serra, para pagar promessas e buscar as imagens do Nosso Senhor Morto. Pela tarde e a noite tem celebração da Paixão do Senhor.  No sábado, à noite, início da celebração com Benção do Fogo, preparação do Círio Pascal, na parte externa da igreja. Os fiéis entram no interior da igreja com o Círio Pascal acesso e acendem velas . Após à missa, a procissão de Jesus Ressuscitado ao redor da Igreja. Logo após a procissão há show na Praça Monsenhor Berenguer.

Nazaré das Farinhas, distante cerca de 85 km de Salvador, realiza a centenária Feira dos Caxixis, no período de  Quinta-feira Santa a Domingo de Páscoa ( 29 de março a 1º de abril). Trata-se de uma exposição de produtos de artesanato de barro, confeccionados de forma artesanal, em Maragogipinho (Aratuípe). Nesta feira, há também a exposição e comercialização de artesanatos de tecidos, palhas, madeira e outros, além de apresentações musicais..

O turista poderá unir o útil ao agradável porque, além dos produtos expostos para comercialização, terá a oportunidade de apreciar o riquíssimo acervo arquitetônico, estilo barroco da localidade como o galpão próximo ao espaço onde acontece a feira e que exibe a famosa locomotiva “Maria Fumaça”, adquirida em 1873, patrimônio histórico dos nazarenos.

Há a Via Sacra da cidade no imponente Cristo, com 15 metros de altura, localizado no Morro do Silêncio, que conta, de forma artística e com esculturas, a história da Paixão de Cristo, em 14 estações. No alto da Via Sacra, o turista poderá observar uma bela vista da cidade e, ainda, as peças artísticas de autoria do escultor Felix Sampaio.

Procissão do Fogaréu, foto do Facebook da cidade

Serrinha está localizado,  a 173 km de Salvador  e tradicionalmente, desde a década de 1930, toda a Quinta-feira Santa  os fiéis se unem em penitência na Procissão do Fogaréu e seguem com as tochas para a procissão que percorre o trajeto até o Monte de Nossa Senhora de Santana, simbolizando  o acompanhamento a Jesus Cristo ao Jardim das Oliveiras, local em que ele se entregou para ser sacrificado. Neste evento, também há a encenação teatral da Paixão de Cristo com personagens que atuam como Cristo, Maria, Maria Madalena, Herodes, os apóstolos e os soldados romanos que crucificaram Jesus.

Na sexta-feira, ocorre a via sacra para o Cruzeiro do Monte, Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Procissão do Senhor Morto. E no sábado, missa da Vigília Pascal e Queima de Judas, evento divertido com brincadeiras, gastronomia e bebida típicas nos estabelecimentos da cidade. Já no domingo tem a tradicional subida ao cruzeiro do monte, Procissão do Encontro, seguida de Missa de Páscoa e da Ressurreição do Senhor.

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.