Samba Junino é Patrimônio Cultural e abre inscrição para prêmio


Fotos divulgação de Gilucci Augusto

O Samba Junino foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador, em comemoração a Fundação Gregório de Mattos promove evento com a presença de diversos grupos de Samba Junino e lança edital que contemplará propostas voltadas à salvaguarda dessa expressão cultural genuinamente soteropolitana

O Prefeito ACM Neto assinou Decreto 29.489 no dia 07/02/2018, com publicação no Diário Oficial do Município (DOM), nº 7.043, Ano XXX, página 3, de 08/02/2018, reconhecendo o Samba Junino como Patrimônio Cultural de Salvador. A solenidade acontece na próxima terça (20), às 17h, no Espaço Cultural da Barroquinha.

Conforme a Lei 8.550/2014, o Registro Especial é aplicado aos bens culturais de natureza imaterial, inclusive aqueles comumente designados como eventos, passíveis de verificação no plano material por suas práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, modos de fazer e instrumentos, objetos, artefatos e lugares associados. O registro funciona para o patrimônio imaterial como o tombamento para o patrimônio físico.

A Fundação Gregório de Mattos (FGM), iniciou o processo de registro do Samba Junino como Patrimônio Imaterial de Salvador em 19 de junho de 2016, num reconhecimento mais que merecido para esta que é uma significativa manifestação popular da cidade. Com essa ação, além de valorizar o trabalho dos músicos e seus grupos, a Fundação colabora com a seu reconhecimento e organização.

De acordo com pesquisas realizadas pela Gerente de Patrimônio Cultural da FGM, Magnair Barbosa, o Samba Junino surgiu em torno das casas de candomblé de Salvador, com forte influência dos sambas de caboclo e do samba de roda, assim como no bojo da religiosidade popular, já que realizado na sequência das rezas direcionadas aos santos juninos – Santo Antônio, São João e São Pedro.

Representa uma expressão cultural genuinamente soteropolitana, marcada pela rítmica do samba duro, disseminada há pelo menos 40 anos em diversos bairros de Salvador. Serviu como base para o surgimento de estilos musicais contemporâneos como o pagode baiano, projetando muitos artistas conhecidos do grande público como Tatau, Reinaldo, Ninha e Márcio Victor.

Hoje, existem muitos grupos que representam o Samba Junino espalhados na cidade. Os bairros tradicionais, que realizam os festejos são: Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Fazenda Garcia, Tororó e Nordeste de Amaralina.

Edital Prêmio Samba Junino

O Edital Prêmio Samba Junino destina-se a contemplar 06 (seis) propostas voltadas à salvaguarda do Samba Junino, de acordo com as diretrizes de política cultural do município e ao Registro Especial do Samba Junino como Patrimônio Cultural de Salvador, com premiação no valor de R$ 30 (trinta) mil, cada.

Os projetos deverão contemplar iniciativas que visem o fortalecimento, manutenção e dinamização do Samba Junino no município de Salvador, além das suas formas de produção e reprodução, através da realização de ensaios, festivais, concursos, apresentações, “arrastões”, entre outras, no período das festas juninas.

Serão priorizadas as propostas de grupos, federações, entidades e coletivos de Samba Junino, a serem realizadas nos bairros onde tradicionalmente acontece a expressão cultural, conforme o Decreto 29.489/2018, salvo insuficiência de demanda e/ou inadequação aos critérios de avaliação e seleção estabelecidos neste Edital.

O período de execução dos projetos, incluindo a fase de pré-produção, começa em 1º/06 até 31/07/2018. As inscrições estarão abertas a partir do dia 19/02 até 04/04, e devem ser feitas através do link www.premiosambajunino.ba.gov.br

Solenidade de reconhecimento do Samba Junino como Patrimônio Cultural de Salvador e lançamento do edital Prêmio Samba Junino
Quando: 20/02, às 17h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.