Maragojipe: Carnaval tradicional de marchinhas e máscaras


Fotos divulgação de ​ Francisco ​​Gomes

Para quem quer viver um clima de Veneza (Itália), mas com a alegria e diversão característica baiana pode visitar Maragojipe, pertinho de Salvador, a 133 km de distância, e vivenciar uma tradição da Europa do século XIX com origem nos entrudos ( uma série de jogos e brincadeiras populares nos três dias antes da Quaresma).

Nas ruas principais da cidade blocos de mascarados desfilam ao som de machinhas e foliões se divertem usando as fantasias mais variadas.O Carnaval na sua essência. Assim é a folia em Maragojipe, com o tema Super-herói da Folia, a festa em 2018, que acontece do dia 10 ao dia 13, mantém a tradição dos antigos bailes, ao som de “Mamãe eu quero”, “O teu cabelo não nega”, “Allah-lá-ô” e “Cabeleira do Zezé”.

folia em Maragojipe começa na sexta-feira, dia 9, quando o Bloco das Almas sai do cemitério convocando os espíritos bons para brincar o Carnaval. Depois de sábado, dia 10, a terça-feira, dia 13, a festa conserva sua tradição e traz nomes como Pagodart, Ricardo Chaves, Filho de Jorge, Jau, Seu Maxixe, Diamba e Guig Guetho, além de mais de 12 atrações locais, como orquestras carnavalescas e sambas de rodas. O ponto alto da festa será o concurso de mascarados e fantasias.

Reconhecido e registrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural do Estado (IPAC), em 2009, como “Patrimônio Imaterial da Bahia”, na festa, as machinhas têm também o som das centenárias orquestras e charangas maragojipanas. Uma diversidade de cores, gestos e práticas ímpares na manifestação transformam o evento, em um festejo diferenciado, remontando ao verdadeiro carnaval de cunho popular.

“O Carnaval de Maragojipe traz a essência das festas carnavalescas, tendo inspiraçãoem festas similares que ocorriam na Europa no século XIX. É uma das referências culturais mais expressivas e populares do Estado da Bahia, com forte predominância de fantasias de figuras folclóricas, como os antigos carnavais, com fortes influências das culturas africana e indígena, retrato do caldeirão cultural que é a cidade de Maragogipe”, disse Francisco Gomes, secretário de turismo do local.

A brincadeira de máscaras e fantasias são o símbolo principal do Carnaval de Maragojipe, que tem sua raiz nos entrudos europeus, muito comparados ao Carnaval de Veneza, mas com a animação e alegria característicos do povo baiano. Através dessas fantasias, diversos turistas participam ativamente do festejo, interagindo com a população local, pintados ou não, muitas vezes até desfilando na tradicional passarela dos mascarados, disputando o concurso de máscaras que acontece durante todo o carnaval.

Maragojipe – Inicialmente habitada pelos índios da tribo Maragós, foi palco importante na independência brasileira. Inicialmente, muitos se estabeleceram no local para a extração de madeiras, plantação de mandioca e de cana-de-açúcar, construção de engenhos e casas de farinha. Tornou-se independente em 8 de maio de 1850. Possui seis distritos que são Maragojipe, Coqueiros, Guaí, Guapira, Nagé e São Roque do Paraguaçu.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.