Salvador: sede do Fórum Social Mundial


Fórum Social Mundial (FSM) 2018 acontece em Salvador de 13 a 17 de março 2018, e o território principal é a Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas o FSM se realiza também em espaços públicos, culturais e periferias de Salvador, com marchas, atos, acampamentos e ocupações.

A grande expetativa dos participantes do evento será a presença de políticos famosos no cenário da América do Sul, que já confirmaram a participação, como os ex-presidentes brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff  José Mujica, ex-presidente do Uruguai e Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina.

“”Resistir é criar, resistir é transformar”, lema do FSM, um espaço de encontro e um processo internacional dos movimentos e organizações sociais, nascido em 2001, em Porto Alegre, em contraposição ao Fórum de Davos, com o objetivo de convergir lutas e debater alternativas ao modelo econômico neoliberal. Tornou-se também lugar de resistência a todas as formas de dominação e exclusão.

Sua proposta é pensar saídas comuns para a humanidade, numa ótica solidária, democrática e de respeito às diversidades. Será uma importante oportunidade de encontro das várias experiências de resistências que tomam corpo no Brasil e no Mundo, potencializando as estratégias de transformação e a construção de soluções e alternativas.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO FSM 2018

13 de Março de 2018

11h: Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018
15h: Marcha de Abertura – Resistir é Criar, Resistir é Transformar
19h: Show/Atividades Político-culturais

14 de Março de 2018
9h: Atividades de Convergências
14h30: Atividades Autogestionadas
17h: Atividades Autogestionadas
19h30: Atividades Político-culturais

15 de Março de 2018
9h: Atividades de Convergências
14h30: Atividades Autogestionadas
17h; Atividades Autogestionadas
19h30: Atividades Político-culturais

16 de Março de 2018
9h: Assembleia Mundial das Mulheres
11h: Reunião das Relatorias
11h: Atividades Autogestionadas
14h30: Atividades Autogestionadas
15h: Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências
17h: Atividades Autogestionadas
20h: Ato Político-cultural Rumo ao FAMA

17 de Março de 2018
8h30: Ágora dos Futuros (Agenda de Ações Pós-Fóruns)
9h: Atividades Autogestionadas
11h: Atividades Autogestionadas
12h: Cortejo Cultural
14h30: Atividades Autogestionadas
17h: Atividades Autogestionadas
14h às 18h: Reunião do Conselho Internacional do FSM

18 de Março de 2018
9h às 18h: Reunião do Conselho Internacional do FSM
18h: Coletiva de Imprensa do Coletivo Brasileiro do FSM 2018

Saiba o que é cada atividade

Atividades de Convergências

São atividades autogestionadas com características específicas, que acontecerão preferencialmente no período da manhã. Deverão promover o diálogo entre diferentes lutas em torno de causas comuns. O intuito é favorecer a construção de convergências e ampliar a potência das resistências. A orientação é que sejam realizadas por uma articulação de organizações e movimentos que englobem pelo menos três lutas ou causas, com participação de lideranças de pelo menos 3 países. Estas atividades poderão produzir propostas de incidência pós-FSM. Neste caso, deverão ser levadas para a Reunião de Relatorias e, posteriormente, para a Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências e/ou para a Ágora dos Futuros.

Atividades Autogestionadas

As Atividades autogestionadas devem dialogar com um ou mais temas do FSM 2018, sendo realizadas sob inteira responsabilidade de seus proponentes. Trata-se de oficinas, seminários, conferências, debates, apresentações culturais, rodas de diálogos, etc. Essas atividades poderão ser organizadas de maneira a produzirem propostas de incidência pós-FSM, na perspectiva de fortalecerem resistências. Neste caso as propostas deverão ser levadas para a Reunião de Relatorias e, posteriormente, para a Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências e/ou para a Ágora dos Futuros.

Assembleia Mundial das Mulheres

Momento especialmente dedicado à ampliação da visibilidade e da potência das lutas dos movimentos de mulheres. Atendendo às reivindicações destes movimentos e reconhecendo a urgência do respeito aos direitos das mulheres no mundo. Nesta edição do FSM, nenhuma outra atividade será inscrita nesta mesma manhã para que todas as mulheres presentes no Fórum possam estar presentes.

Reunião das Relatorias

A Reunião de Relatorias será um espaço onde os documentos elaborados nas diferentes atividades autogestionadas do FSM serão sistematizados e encaminhadas para a Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências.

Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências

Nesta Assembleia serão compartilhados os documentos produzidos nas atividades autogestionadas e sistematizados na Reunião de Relatorias, para validação ou aprimoramento.

Ato Político-cultural Rumo ao FAMA

Ato com o objetivo de ampliar a visibilidade e fortalecer a incidência do Fórum Alternativo Mundial da Água, que será realizado em Brasília, nos dias seguintes ao FSM 2018.

Ágora dos Futuros (Agenda de Ações Pós Fóruns)

Diferente das propostas de incidência pós-Fórum, que serão sistematizadas e apresentadas na Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistências, na Ágora dos Futuros as propostas serão compartilhadas livremente, por meio de rodas de diálogo, cartazes, manifestações artísticas, etc. Será um espaço dedicado à construção de alianças para fortalecer as resistências.

Cortejo Cultural

Encerramento simbólico do FSM 2018 que levará para as ruas uma grande caminhada com manifestações culturais de todo o mundo.

Mais informações: https://wsf2018.org/

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.