Cortejo feminino faz “Performance Lavagem” na Festa de Iemanjá


As artistas produtoras da Gameleira Artes Integradas, Raiça Bomfim e Olga Lamas, realizam no próximo dia 2 de fevereiro, data em que se comemora os festejos a Iemanjá, a partir das 6 horas da manhã, o ato performático onde culmina a Oficina-Ação Lavagem, que acontecerá na Alvorada de Iemanjá, saindo do Lalá Multiespaço em direção à Praia da Paciência.

A performance levará um cortejo de mulheres pelas ruas do Rio Vermelho, evocando em suas presenças a “lavagem” das memórias diversas de violências sofridas e impregnadas em seus corpos, nas paredes, calçadas e ruas da cidade. O cortejo segue até a beira mar, onde essa pequena multidão de mulheres fará a entrega/oferenda de suas cabeças cobertas de flores à Rainha das Águas.

Na mitologia dos orixás, após cuidar da loucura que abateu a cabeça de Oxalá, Olorum nomeou a deusa do mar Iemanjá, a mãe de toda cabeça da humanidade. O que deu a ela o maior poder dentre os orixás. Em reverência a essa yabá é que  a Gameleira Artes Integradas realiza esta “lavagem”.

A atriz e jornalista Mônica Santana, premiada pelo seu solo Isto Não é Uma Mulata, declara que o projeto é uma experiência muito potente e um espaço de troca, não somente artística e sim política e social. Falando sobre sua participação no ano passado, reflete a performer que tem um trabalho artístico voltado para o feminismo negro: “Cada mulher trouxe seus olhares, alegrias e tristeza. Extrapola o lugar do racional, pois abre outros canais de percepção e compartilhamento. Lembrando que não é um rito religioso e sim uma performance artística”.

 

Gameleira : Dentre seus principais projetos e ações realizadas estão: Tristes, Loucas e Más: Festival de Mulheres em Cena (2017 – Salvador/BA), em que a Gameleira assina concepção, curadoria, coordenação de produção e realização. O festival contou com o patrocínio da Caixa via Programa Caixa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança 2016. Outro projeto foi Loucas do Riacho (2017 – Salvador/BA), em que assumiram a criação, produção e realização, com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Secult/BA, dentro do qual ocorreu a primeira edição da Oficina-Ação Lavagem.

A montagem Ofélia: Sete Saltos Para se Afogar (solo de Raiça Bonfim, em 2015, indicada à categoria Revelação do Prêmio Braskem de Teatro 2016) e as performances Sagração e Sirva-se (de Olga Lamas, de 2014 e 2011, respectivamente), são outras realizações autorais da Gameleira.

Para saber mais informações dos trabalhos da Gameleira Artes Integradas: www.gameleiraintegra.com

Performance Lavagem

Período: 2 de fevereiro, às 06h, na Alvorada.

Local: Rua e Praia da Paciência – Rio Vermelho (Saída do Lalá Multiespaço)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.