O 1º Festival do Coco encerra domingo em Conde


Alto do Farol da Barra do Itariri em Conde

Este evento aquece o turismo na cidade com uma extensa programação que conta com visitas em campo, cursos e seminários, Festival Gastronômico, apresentações culturais e atrações musicais como Saulo, Harmonia do Samba e Daniel Vieira.

Desde segunda (22) e até domingo (28), a Prefeitura Municipal de Conde realiza a primeira edição do Festival do Coco. Com o objetivo de difundir tecnologias, inovações, capacitação e qualificação técnica fortalecendo o agronegócio do coco, o evento destaca o município como o maior produtor de coco da Bahia, do Nordeste e do Brasil, assumindo posição importante como atividade geradora de emprego e renda.

Localizado no Litoral Norte Agreste Baiano, Costa doas Coqueiros, a 180 km de Salvador (pela Linha Verde) e 208 km pela BA 235| BR 101, as principais atividades econômicas do município são o cultivo do coco, mandioca, banana e laranja através da agricultura familiar, a pesca e a pecuária extensiva, além do turismo que surgiu como mais uma vertente na economia plural diversificada local.

Conde sedia quatro indústrias de beneficiamento de coco que são Frysk, Saturno, Biogrou e Finococo, entre elas se destaca a Frysk que tem como objetivo beneficiar 100% do coco verde e seco. A cidade também possui uma das principais empresas de produção de Mudas de Coco, a Tecnococo, além do primeiro Sindicato Nacional do país, o Sindicoco que representa a categoria econômica dos produtores de coco, sementes e mudas e seus subprodutos não industrializados.

Evento – Com estimativa de atrair cerca de 50 mil pessoa durante os sete dias de Festival, entre população local, turistas, empresários, pesquisadores, técnicos e estudantes nas áreas afins, o evento tem a premissa de despertar no Poder Público Estadual e nos produtores rurais uma série de medidas para firmar a cultura do coco como uma atividade ainda mais lucrativa. Adotando medidas que consistem, principalmente na difusão de tecnologias através de Pesquisas conceituadas da EMBRAPA Tabuleiros Costeiros, tendo no seu corpo técnico de pesquisadores os melhores do país na cultura do coco, com a difusão da prática da irrigação, consorciação com outras culturas, controle de pragas, melhoramento genético, aprimoramento de equipamentos da indústria de extração de água de coco; aprimoramento das técnicas de conservação da água de coco, capacitação, entre outras.

 

Programação Cultural: A quarta-feira (24) e a quinta-feira (25) a Percussão Siribeira se apresentar no Teatro Fênix, além da Puxada de Rede, Maculelê e Marujada que se apresentam na Associação Siribeira. Nos dias 26 e 27 a programação ganha um plus a mais, shows completos do cantor Saulo, Daniel Vieira e do grupo Harmonia do Samba.

Atrações musicais: Em sua primeira edição o Festival do Coco une as belezas naturais com o sabor da gastronomia local, com um ingrediente especial que é o Coco. Com uma programação cultural diferenciada, o Festival também dá oportunidade aos artistas da terra e artistas como Saulo, Harmonia do Samba e Daniel Vieira. A programação segue com eventos gratuitos.

No dia 26.01 (sexta-feira), a turma do Harmonia do Samba se apresenta a partir das 21h, na Praça Severiano Vieira, no sábado (27), Daniel Vieira leva sua essência baiana do ritmo sertanejo para animar o público do Conde, no mesmo dia o cantor Saulo mostra seu som raiz no último dia de festa.

Continua a seguinte programação

Quarta-feira 24/01/18: Curso Sobre a Cultura do Coqueiro
Local: Auditório 2 (Câmara de Vereadores)
08h00 às 15h00 – Seminário de Gestão Empresarial na Área de Turismo / SEBRAE
Local: Auditório 1
08h00 às 09h50 – “Manejo da Irrigação em Áreas de Produção de Coco”
Ronaldo Souza Resende (Pesquisador da EMBRAPA – Tabuleiros Costeiros)
09h50 às 10h10 – Café
10h10 às 12h00 – “Estratégias de Controle de Pragas na Cultura do Coqueiro”
Dulce Regina (Pesquisadora da EMBRAPA – Tabuleiros Costeiros)
12h00 às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h15 – “Cultivo Consorciado do Coqueiro com Gliricídia Sepium Utilizada como Fonte Permanente de Nitrogênio”
Humberto Rollemberg Fontes (Pesquisador da EMBRAPA – Tabuleiros Costeiros)
15h15 às 15h30 – Café
15h30 às 17h15 – “Manejo Sustentável para a Cultura do Coqueiro – Cobertura Morta com Folhas Secas do Coqueiro em Sistema de Produção Irrigado”
Fernando Luiz Dultra Cintra (Pesquisador da EMBRAPA – Tabuleiros Costeiros)
19h00: 2ª Noite do Festival Gastronômico/Cultural
Local: Praça Severino Vieira
Quinta-feira 25/01/18: Dia de Campo
08h00 às 12h00 – Dia de Campo / Visita Técnica na Fazenda da Empresa Aurantiaca (Pesquisadores da EMBRAPA – Tabuleiros Costeiros)
Local: Auditório 1
14h00 às 14h30 – “Desenvolvimento Regional Sustentável com o Aproveitamento do Coco” (SEBRAE)
14h30 às 15h00 – “Seguro e crédito” (Banco do Nordeste do Brasil)
15h00 às 15h30 – Café
15h30 às 16h00 – “Produção de mudas” (Wilson Aragão – TECNOCOCO)
16h00 às 16h30 – Palestras “Tecnologia de Pulverização para Coqueiros” – Fabrício Teixeira (Consultor Técnico)
19h00: 3ª Noite do Festival Gastronômico/Cultural
Local: Praça Severino Vieira
Sexta-feira 26/01/18: Palestra e reunião técnica sobre a cultura do Coqueiro
Local: Auditório 1
08h00 às 08h30 – Palestra “Desafio ao Produtor Rural de Coco do Litoral Norte da Bahia” – Reinaldo R. do Nascimento (Presidente da ASBACOCO)
08h30 às 09h30 – Panorama atual do agronegócio coco (SINDICOCO)
Local: Auditório 2 (Câmara de Vereadores)
09h30 às 09h45 – Café
09h45 às 11h00 – Reunião da subcâmara do Coco (redação do documento – carta em defesa da revitalização da cultura do coqueiro para autoridades estaduais)
11h00 às 12h00 horas – Reunião técnica (redação do documento – carta em defesa da revitalização da cultura do coqueiro para autoridades estaduais)
19h00: 4ª Noite do Festival Gastronômico/Cultural
Local: Praça Severino Vieira
21h00 – Atrações Musicais (Harmonia do Samba)
Local: Praça Severino Vieira
Sábado 27/01/18: Programação Cultural
19h00: 5ª Noite do Festival Gastronômico/Cultural
Local: Praça Severino Vieira
21h00 – Atrações Musicais (Saulo e Daniel Vieira)
Local: Praça Severino Vieira
Domingo 28/01/18: Programação Cultural
– Encerramento do 1º Festival do Coco em Conde-Bahia-Brasil

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.