Homenagens a Iemanjá no Dois de Fevereiro


 

Dois de Fevereiro, dia dedicado a orixá Rainha do Mar, Protetora dos Pescadores cuja as cores são azul cor do mar com branco e a saudação é Odoyá, que significa Mãe das Águas! É uma festa estritamente do sincretismo religioso e há uma magia tão grande que leva todos ao Rio Vermelho para prestar homenagens a Iemanjá, unindo momentos de devoção e de diversão na festa profana! Em algumas cidades do país, como Porto Alegre (RS), este dia é de Nossa Senhora dos Navegantes. Mas em Salvador é diferente, o dia se dedica a orixá e não há nenhuma manifestação católica. (Noemi Flores)

Considerada um orixá feminino cheio de vaidade, geralmente as oferendas  se restringem a flores, perfumes e bijuterias que são colocadas em vários balaios, durante o dia todo, na casa construída pelos Pescadores da Colônia de Pesca do Rio Vermelho, para serem lançados em alto mar. São estes pescadores que a homenageiam com esta festa! Porém advertem para que os devotos atentem para a ecologia e ofertem presentes que levem em conta a preservação da natureza marítima.

É uma das festas mais belas e tradicionais do Rio Vermelho, uma das remanescentes  das famosas Festas de Largo de Salvador, que atraíam a juventude de décadas passadas para estes eventos famosos do calendário da Bahia, por apresentarem boa música, comidas e bebidas tradicionais em barracas montadas nos locais.

Atualmente estas festas  também estão sendo realizadas em ambientes fechados que cobram por pessoa um valor específico, como bares, restaurantes, casas, noturnas, pousadas e hotéis, localizados no bairro, que oferecem feijoada ou um cardápio especial para o dia, com música ao vivo e muita diversão. Outros abrem suas portas para todos e só cobram o consumo da bebida e comida.

Já para quem quer ficar de pipoca pode acompanhar o desfile de bandinhas e blocos ( não são permitidos trios elétricos) pelas ruas do bairro que animam a todos. E se for o caso de sentir muito calor, porque geralmente o sol é forte neste dia, pode se banhar nas águas das praias próximas à festa. Mas sem esquecer de pedir licença à dona das homenagens!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.