5 anos de “Compadre de Ogum” com participação de Filhos de Ghandy e Cortejo Afro


A peça “Compadre de Ogum”, que tem adaptação e direção de Edvard Passos, celebra cinco anos fazendo o que de melhor se pode fazer quando se vive de teatro : entrar em cena ! Por isso, nos próximos sábados, dias 13, 20, 27 de janeiro e 3 de fevereiro , às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha, “Compadre de Ogum” faz temporada onde a entrada custa apenas um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Nacci – Núcleo de Assistência à Criança com Câncer.

Para completar a celebração, a peça contará com as participações especiais dos Filhos de Ghandy e do Cortejo Afro, que como revela o diretor Edvard Passos, estavam presentes na concepção inicial do espetáculo. “A participação do Gandhy e do Cortejo é uma vontade antiga. Quando o projeto de Compadre de Ogum nasceu em 2013, as duas entidades carnavalescas já estavam conosco dando suporte e respaldo. Ou seja, Compadre de Ogum sempre nutriu esse namoro com o Gandhy e o Cortejo. É um retorno às origens e a realização de um sonho”, diz ele.

A cantora Matilde Charles também faz uma participação especial. “Mathilde Charles traz elegância e sofisticação à peça. É um toque de fino trato, um carinho, um amor, uma presença de Oxum, um aprimoramento que estou tendo o grande prazer e a responsabilidade de inserir no “Compadre de Ogum”. O canto e a presença de Mathilde, por si só, contaminam e despertam em todos os artistas o que há de melhor em cada um”, enfatiza Edvard. Além das apresentações, serão realizados dois colóquios na Fundação Casa de Jorge Amado, sobre a obra do grande autor baiano. Os colóquios acontecem nos dias 17 e 24.01, às 16h, com entrada franca.

Colóquios – Dia 17.01, às 16h, com entrada franca, na Fundação Casa de Jorge Amado – Palestra do diretor Edvard Passos que terá como tema o artigo “Compadre de Ogum : o papel da cidade de Salvador e da Igreja Primeira de Santana na construção da poética do espetáculo”. Com capacidade para 60 pessoas e duração 1h30min, o colóquio tem como público-alvo encenadores, estudantes de teatro, arquitetura e urbanismo, dramaturgos e estudiosos da obra de Jorge Amado.

Dia 24.01, às 16h, com entrada franca, na Fundação Casa de Jorge Amado Colóquio sobre a obra “Os Pastores da Noite”, com participação do diretor Edvard Passos, da diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, Angela Fraga e de dois escritores convidados. O público presente será incentivado a interagir com os participantes. Com capacidade para 60 pessoas e duração 1h30min, o colóquio tem como público-alvo estudantes de literatura, acadêmicos e estudiosos da obra amadiana.

Compadre de Ogum – Adaptado da obra de Jorge Amado, dirigido Edvard Passos, indicado a seis Prêmios Braskem em 2015 e vencedor na categoria Melhor Direção, o espetáculo “Compadre de Ogum” narra a história do biscateiro Massu das Sete Portas, um homem negro que, com a ajuda de amigos, organiza o batizado na igreja de seu filhinho “galego”. Até aí seria pouca novidade se o padrinho da criança não fosse Ogum, que anuncia o batizado dentro da igreja católica. Convivência de credos, diversidade étnica em Salvador e o valor da amizade verdadeira são elementos que permeiam a divertida trama.

Sucesso internacional, o espetáculo foi debatido em eventos de peso como a Quadrienal de Praga, a Conferência Anual Federação Internacional de Pesquisa em Teatro, em Hyderabad, na Índia e na Conferência Dramatic Architectures, na cidade de Porto, em Portugal. “Compadre de Ogum” foi pensado para a ocupação de espaços não convencionais e a peculiaridade de ter sido montado para ser realizado fora da caixa cênica – a primeira encenação foi feita na Igreja de Santana no Rio Vermelho – chamou a atenção da crítica especializada e de pesquisadores.

Elenco: Amós Heber – Sacristão Inocêncio e Isídro do Batualê; Marcela Brito – Otália;Diogo Lopes Filho – Padre Gomes; Danilo Cairo – Pé de Vento; Evaldo Macarrão – Guiminha; Everton Machado – Ogum; Daniel Farias – Cabo Martim; Leandro Villa – Massu; Leomaria Novaes – Léo; Luisa Muricy – Benedita; Luiz Pepeu – Jesuíno Galo Doido; Manu Moraes – Tibéria; Talis Castro – Curió; Zé Carlos Júnior – Pai Guima. Participações especiais: Matilde Charles; Anderson Capacete; Filhos de Gandhy; Cortejo Afro

Celebração dos 5 anos do Espetáculo Compadre de Ogum – Aos sábados, dias 13, 20, 27 de janeiro e 3 de fevereiro, às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha.
Ingresso – um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Nacci – Núcleo de Assistência à Criança com Câncer.
Colóquios na Fundação Casa de Jorge Amado – dias 17 e 24.01, às 16h, com entrada franca.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.