A tradicional Segunda-feira Gorda da Ribeira


Segunda-feira Gorda da Ribeira agora é mais um dos eventos que integram o calendário de verão de Salvador até a quarta-feira de cinzas, que atrai gente de todo lugar em busca de diversão, praia e, claro, do saboroso cozido, vendido a preços populares nas barracas situadas na Avenida Beira Mar. Este evento tradicional é uma extensão da Festa do Bonfim, que só acaba no domingo porque na quinta aconteceu a tradicional Lavagem (profana) e no domingo tem a festa religiosa na igreja com procissão saindo da Igreja dos Mares (bairro do Uruguai) às 16 até a Colina Sagrada.

Segundo historiadores, a festa começou para dar continuidade à Lavagem do Bonfim. Romeiros que participavam da festa religiosa perambulavam pelos bairros vizinhos, no final dos festejos, estendendo a festa profana para a segunda-feira, por esse motivo, era chamada de Segunda do Bonfim.

Posteriormente, a festa também foi chamada de segunda da mudança, pois os moradores sentavam-se nas portas de suas casas para esperar a mudança dos barraqueiros, que desciam em clima de festa do Bonfim para a Ribeira.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.