Batalhas de Dança da Companhia Passinho Brazil


Um dos principais movimentos culturais genuinamente cariocas, o estilo de dança conhecido como passinho é tema do musical Favela Digital, projeto da Companhia Passinho Brazil, que se apresenta de 11 a 14 de janeiro, quinta a sábado às 20 e domingo às 19h, na Caixa Cultural Salvador. Dirigido pelo coreógrafo Henrique Talmah, o elenco traz dançarinos oriundos de comunidades do Rio que levam ao palco parte de suas histórias de vida para falar da dança surgida nas periferias da cidade.

Durante 60 minutos a apresentação exalta a manifestação do gênero do passinho, nascido nas comunidades cariocas com múltiplas referências: frevo, capoeira e percussão afro-brasileira incorporados ao funk. O repertório conta com músicas compostas por membros da própria companhia.

Oficinas – O projeto conta ainda com duas oficinas gratuitas oferecidas pela equipe do Passinho Brazil. O público-alvo são jovens que se interessam pelo universo da dança e do audiovisual. No dia 14 de janeiro (sábado) às 16h30, é oferecida a Oficina de video mapping, apresentando a técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares.

Com este recurso, os artistas podem criar dimensões extras, ilusões de ótica e noções de movimentos em objetos estáticos, tudo projetado em estruturas de grandes dimensões, como fachadas de edifício e até mesmo estátuas. Para o público a partir dos 12 anos.

No domingo, também às 16h30, ocorre a Oficina de dança do passinho, capitaneada pelo dançarino Iguinho Imperador. Durante a oficina, os participantes serão apresentados à história, técnicas e principais coreografias utilizadas pelos dançarinos do estilo. Serão oferecidas 20 vagas para cada oficina, com idade a partir dos 7 anos, e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada (1h de antecedência) do horário da oficina na recepção da Caixa Cultural.

Aniversário da Caixa – A Caixa celebra, no dia 12 de janeiro, 157 anos de história e relacionamento com o povo brasileiro. O maior banco público da América Latina atende atualmente 87,3 milhões de correntistas e poupadores, em 57,3 mil postos de atendimento.

Nas sete unidades da Caixa Cultural, localizadas em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, são estimulados o intercâmbio cultural, a inclusão e a cidadania, por meio de uma programação plural e de qualidade, gratuita ou a preços acessíveis.

Passinho Brazil – Favela Digital
Datas: 11, 12, 13 e 14 de janeiro de 2018 (quinta, sexta, sábado e domingo)
Horário: quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Local: Caixa Cultural Salvador (R. Carlos Gomes, 57 – Centro)
Ingressos: R$ 10 (inteira) | R$ 5 (meia)
Bilheteria: os ingressos serão vendidos a partir das 9h do primeiro dia de apresentação, para todas as sessões
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado.
Informações: (71) 3421-4200

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.