Festa de Santa Bárbara e reabertura dos largos do Pelô


Foto divulgação Rosilda Cruz-Gov/BA

Uma vasta programação na Festa de Santa Bárbara, no mesmo dia da reabertura dos largos do Pelô, dá início ao verão da Bahia no próximo dia 4, segunda-feira. Tem Missa Campal pela manhã e shows de samba no restante do dia nos largos reinaugurados com atrações como Mariene de Castro e  Viola de Doze. No sincretismo religioso a santa é Iansã, orixá dos ventos, dos raios e tempestades cuja a saudação é Eparrei.

Cultura, fé, ritmo e tradição se entrelaçam na próxima segunda-feira – 4 de dezembro – no Largo do Pelourinho, onde se comemora há mais de dois séculos a tradicional Festa de Santa Bárbara – cujo culto existe há cerca de 375 anos. A ocasião, que tem à frente a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, abre o calendário de festas populares da Bahia. Uma realização do governo do estado por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

Apoio institucional do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).Por agregar valores culturais singulares, dar destaque às celebrações da fé católica e das religiões de matriz africana, a festa foi registrada como Patrimônio Imaterial da Bahia em 2008, através do Decreto nº 11.353/08.

Início do verão baiano e reabertura dos largos

Mariene de Castro

Também dá o pontapé inicial para o verão baiano, que desta vez será ainda mais marcante com a reabertura dos largos do Pelô: Pedro Archanjo, Quincas Berro d’Água e Tereza Batista. A programação artística, que terá o seu compasso ritmado pelo samba, com atrações como Mariene de Castro e Viola de Doze.

Ao raiar do dia, vários devotos já começam a sua concentração de fé e gratidão à Santa Bárbara, acompanhando a Alvorada de Fogos. A Missa Campal, celebrada pela Igreja da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com a participação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Miltar da Bahia, tem início previsto às 8h. Marcada por clarins, hinos, louvores, atabaques e agogôs, a celebração religiosa reúne mais de 10 mil pessoas, entre católicos, candomblecistas e de diversas outras crenças.

Padroeira dos Bombeiros da Bahia, após a Missa Campal acontecerá a tradicional procissão que, seguindo pelo Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia descendo pela Ladeira da Praça, levará Santa Bárbara até o quartel do Corpo de Bombeiros localizado na Barroquinha, onde será reverenciada pela comunidade e pelos Bombeiros Militares, com toques das sirenes das viaturas e do quartel.

Uma viatura Bronto Sky Lift será utilizada para lançar água benta sobre os devotos. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia também oferece o já tradicional caruru para a população e convidados nas dependências da unidade. O cortejo prossegue pela Baixa dos Sapateiros, onde fica o Mercado de Santa Bárbara, finalizando de volta à Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho.

Este ano, o caruru tipicamente servido no Mercado de Santa Bárbara será oferecido no dia anterior à festa, no domingo, 3 de dezembro. Com início às 17h, antes da degustação o evento reúne a comunidade para uma missa.

Samba em vermelho e branco – O samba, ritmo que estampa a cultura e conta a história do Brasil, é que dá o tom da programação artística que ocupa a festa a partir da tarde, quando finalizados os atos religiosos. O palco principal da Festa, no Largo do Pelourinho, abre a grade shows às 14h, com a apresentação de Jorginho Commancheiro, cantor e carnavalesco, além de filho devoto de Santa Bárbara. O grupo Partido Popular continua os festejos, subindo ao palco às 15h30.

A cantora e atriz Mariene de Castro abre a noite de homenagens à Santa Bárbara apresentando o show “Toda Casa tem seu Santo”, às 18h. O evento encerra com a banda Viola de Doze, que apresenta um repertório diversificado a partir do samba, às 20h30.

Largos com novos palcos

Governo do estado realiza obras nas praças do Pelourinho.
fotos Mateus Pereira/GOVBA

Festa marca reabertura dos largos do Pelô – Com a benção de Santa Bárbara, os largos do Pelourinho – Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d’Água – serão devolvidos à população após quatro meses de trabalho de requalificação e modernização. Com a reforma, eles passarão a atender as determinações de segurança do Corpo de Bombeiros, além de trazer melhorias como a pintura dos casarões, novos palcos e pisos, e também na parte elétrica. Todos os shows da reabertura serão gratuitos.

Assim como no palco principal da Festa de Santa Bárbara, a programação de reabertura dos largos terá bastante samba no repertório. O Largo Pedro Archanjo, agora com aspecto mais amplo e o palco reposicionado para melhorar a experiência do público dos shows, será batizado pelo grupo Catadinho do Samba, às 15h. Em seguida, às 17h30, tem todo o swing e performances envolventes da galera do Amizade Partidária.

Com muito alto astral e versatilidade, os amigos do Grupo Nó na Madeira se comprometem em abrir com estilo os trabalhos no Largo Tereza Batista, a partir das 15h. Por lá, onde o palco foi restaurado e ganhou um novo layout, ainda se apresenta o Grupo Aro 7, às 17h30.

No Largo Quincas Berro d’Água, muitas vezes lembrado como uma casa para os sambistas, a reinauguração será feita já em clima de carnaval. Os blocos Fogueirão e Jaké vão se unir para o “Vou com Fé… Samba de Oyá”, primeiro ensaio para a folia de 2018. A programação acontece das 15h às 20h.

“Festa de Santa Bárbara”

Largo do Pelourinho
8h-12h – Santa Barbara – Missa Campal
14h-15h – Jorginho Commancheiro
15:30h-17h30 – Partido Popular
18h-20h – Mariene de Castro
20h30-22h – Viola de Doze

Largo Pedro Archanjo
15h-17h – Catadinho do Samba
17h30-19h30 – Amizade Partidária

Largo Tereza Batista
15h-17h – Grupo Nó na Madeira
17h30-19h30 – Grupo Aro 7

Largo Quincas Berro D’Água
15h-20h – Vou com Fé… Samba de Oyá – Ensaio dos Blocos Fogueirão e Jaké

Todas as apresentações gratuitas

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.