Roteiro de programação no Centro Histórico


Grupo Bambeia em foto divulgação de Anderson Macedo

Baianos e turistas devem acompanhar e se programar para este roteiro de arte, lazer, gastronomia, devoção e muita diversão no Centro Histórico até domingo, dentro do projeto Pelourinho Dia e Noite da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Terça, 28.11, 19h, Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Largo do Pelourinho – Celebrar antecipadamente o Dia do Samba! Terça-feira no Pelourinho  é dia de pedir a benção e nesta ainda vai ser mais especial porque está chegando o Dia do Samba!  Revitalizando a Terça da Benção, o programa Pelourinho Dia e Noite promove, a partir das 19h, o Viradão do Samba, com shows gratuitos e abertos ao público na Praça da Sé, com o grupo Samba de Verdade; no Largo do Pelourinho, com o Bambeia; e no Terreiro de Jesus, com o Botequim. Samba de primeira, para baianos e turistas. E quando a coisa esquenta, os grupos se reúnem no Terreiro de Jesus e terminam a noite tocando juntos num grande “rodão de samba’. Gratuito.

Quarta, 29.11, das 17h às 19h, Igreja de São Domingos, Terreiro de Jesus  – Participar da Missa com Orquestra ao Vivo  – ensaio das 17h às 18h e depois Missa Orquestrada com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas – a orquestra dedica-se ao desenvolvimento de um repertório brasileiro em três vertentes: pesquisa histórica, pesquisa etnográfica e desenvolvimento da música de vanguarda com obras atonais e polirrítmicas do próprio maestro.Gratuito.

Banda Didá

Quarta, 29.11, a partir das 17h30, Pelourinho e Terreiro de Jesus  – Subir e Descer Ladeiras ao Som dos Tambores  – O República dos Tambores é um circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com os grupos de percussão que sempre trouxeram tanta vida e arte ao Pelourinho – Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô. Os shows acontecem de quarta a sábado a partir das 17h30 e domingos ao meio-dia.Gratuito.

Quinta, 30.11, às 19h, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo – Comer Pipoca e ver um bom Filme –  O documentário “Cantador de Chula”, dirigido pelo fotógrafo e documentarista Marcelo Rabelo será exibido na terceira a edição do Cinema na Praça do Pelourinho Dia e Noite. Realizado em parceria com a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, o filme retrata o universo da chula, canto principal de algumas modalidades de sambas do interior da Bahia, que tem como característica a improvisação dos versos. A gravação foi realizada em 16 localidades do Recôncavo Baiano, e o documentarista Marcelo Rabelo registrou depoimentos, cantos tradicionais e as chulas entoadas pelos mestres e mestras da tradição. Gratuito.

Sexta, 01.12, 19h, Largo do Pelourinho –Ver Gabriela tomar banho na Fonte – Subindo e descendo ladeiras o espetáculo musical e teatral de rua, totalmente gratuito, “Circuito Jorge Amado” apresenta, a partir das 19h, seis cenas baseadas na obra de Jorge Amado, criadas a partir dos livros “A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Tenda dos Milagres” e “O Compadre de Ogum”. Começa com o velório de Quincas, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho e termina no Cabaré do Zazá, montado na Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus. Gratuito.

Sábado, 02.12, 10h, Carmo – Curtir o Ensaio de Portas Abertas – Das 10h às 12h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael, faz ensaio de portas abertas. Gratuito.

Domingo, 03.12, 10h, Largo do São Francisco – ver coisas bonitas e saber mais da nossa história  –  A Feira de Artes e Encantos do Sagrado, no  Montepio do Artistas, no Largo do São Francisco, tem obras originais de 25 artesãos baianos. Ao lado, se pode visitar o sobrado que abriga desde 1883 a Sociedade Protetora dos Desvalidos, fundada em 1827 por um grupo de 19 homens negros livres e tinha como propósito angariar e poupar recursos financeiros de seus associados para comprar alforrias.

Maestro Angelo Rafael e OCSal

Domingo, 03.12, 11h, Largo do São Francisco – Viver um Concerto de Música dentro de uma Igreja – Na Igreja do São Francisco, o Concerto aos Domingos. Nesta edição com a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael. Nesta edição o Polo de Orquestras do Pelô (Popelô) apresenta um concerto com a participação da Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) e do Coral Ecumênico da Bahia (CEB) interpretando o “Glória”, de Antonio Vivaldi, sob a regência do maestro Angelo Rafael, com solos de Marilda Costa (soprano) e Vanda Otero (mezzo-soprano). A apresentação ainda contará com a oboísta Roberta Benjamim e o maestro Jean Prado.Gratuito.

Domingo, 03.12, 12h, Praça da Sé, Largo do São Francisco e Pelourinho – Comer Bem e Viver Arte –  Na última edição do ano dos Domingos Gastronômicos,  restaurantes, bares e lanchonetes servem comida 100% da terra a partir de receitas do livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manuel Querino. Nos restaurantes, os cardápios – entrada, prato principal e sobremesa têm preços de no máximo R$ 50,00. Durante a ação, cenas curtas de “dramaturgia gastronômica” são realizadas  nos vários espaços a partir das 12h30. Cardápio No Máximo R$ 50,00.

Domingo, 03.12, 12h30, Pelourinho  –Saborear Receitas com gosto de Saudade  –  A culinarista Elíbia Portela reúne sua plateia e fala sobre uma receita doce tradicional baiana, dá a receita e faz degustação gratuita. O encontro está marcado para acontecer na doceria Marrom Marfim, na Rua Gregório de Matos, 17. Gratuito.

Domingo, 03.12, 15h, Largo do São Francisco  – Sambar Até Não Querer Mais ! –  Das 15h às 17h, no palco do  Cruzeiro do São Francisco, show de  samba com o Grupo Botequim que faz uma apresentação especial celebrando o Dia do Samba. Gratuito.

Igreja de São Francisco

De segunda a sábado! Seguir Os Caminhos da Fé: Religião, Arte e História que indica três circuitos para visitação, das 07h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados das 07h às 12h  – Da Casa da Mãe à Casa do Redentor” – Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja da Ajuda, Igreja e Museu da Santa Casa de Misericórdia e Catedral Basílica Primacial do Salvador. “Pelourinho Morada da Arte e da Fé” – Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja da Ordem Terceira do São Francisco, Igreja e Convento de São Francisco Ordem Primeira e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.“Fé e Arquitetura no Centro Histórico” –  Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, Igreja do Boqueirão, Venerável Ordem Terceira do Nossa Senhora do Carmo e Igreja e Convento do Carmo Ordem Primeira

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.