Salve a Baiana de Acarajé!


A  maioria das pessoas que visita a Bahia, principalmente Salvador, quer provar do acarajé, iguaria tradicional confeccionada pelas baianas típicas, herança da ancestralidade africana. O acarajé é uma espécie de bolinho de farinha de feijão fradinho, com recheio saboroso, feito com muito tempero, axé e carinho pela Baiana de Acarajé.

Estas mulheres, um dos ícones mais populares do país, que contribuem para a deliciosa culinária baiana têm a sua data especial, 25 de novembro, comemorado o Dia da Baiana de Acarajé, que desde 2004 são consideradas Patrimônio da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN).

E também foram reconhecidas, em 2012, como Patrimônio Imaterial da Bahia e Patrimônio Cultural de Salvador. Todas fazem parte da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam), entidade que regula esta profissão, que foi oficializada com o decreto de lei municipal de Salvador nº 12.175/1998. Dia 25 de novembro é uma data para homenagear a importância histórica e cultural destas mulheres, denominadas baiana de acarajé que se dedicam na produção e venda de uma das iguarias típicas mais famosa da Bahia e do país.

A classe comemora o seu dia com um desfile no Centro Histórico, pela manhã, embelezando as ruas com suas vestes brancas, mas com adereços de cor diferente, correspondente ao seu orixá protetor. E vão em direção à Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, por volta das 10 horas, onde assistem à missa em sua homenagem.  Após a missa, às 11h30, as baianas e demais participantes da missa seguirão em cortejo pelas ruas do Pelourinho com destino ao Memorial das Baianas, localizado no Monumento da Cruz Caída.

Delícias da culinária afro-brasileira feitas pelas baianas

Acarajé – assemelha-se à um bolinho frito, feito com massa de feijão-fradinho, cebola, sal e frito em azeite de dendê. O acarajé pode ser recheado com vatapá, caruru, camarão seco ou pimenta.

 

Abará – bolinho também de feijão-fradinho moído cozido em banho-maria embrulhado em folha de bananeira. É feito com a mesma massa que o acarajé: a única diferença é que o abará é cozido, enquanto o acarajé é frito.

 

Caruru – O caruru é um cozido de quiabos que é acrescentado camarões secos, azeite de dendê e de pimenta. Costuma ser servido no acarajé ou abará e também acompanhado de moqueca de peixe ou de frango.

 

Vatapá – pode ser preparado com pão molhado, farinha de rosca ou fubá, sendo temperado com camarão seco, leite de coco, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, castanha de caju,  azeite de dendê, cebola, alho e tomate.

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.