Espetáculo ‘Na Fila’ tem tradução em Libras e Audiodescrição


Foto divulgação Diney Araújo

O espetáculo “Na Fila”, em cartaz no Teatro Martim Gonçalves, é destacado pela acessibilidade a todos os públicos. Pessoas com deficiências auditivas e visuais poderão usufruir da montagem da Companhia de Teatro da UFBA através de interpretação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) nos dias 24 e 25/11 (sexta e sábado) e com recurso de audiodescrição nos dias 23, 24 e 25/11 (quinta à sábado) em sua última semana. Vale lembrar que o Teatro Martim Gonçalves é um espaço adaptado para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Esta é uma ação realizada em parceria com a ACESSU – Acessibilidade Universal.

Com os princípios norteadores do teatro físico, Na Fila conta com a direção de George Mascarenhas (ator em O Tigre, diretor em Refazendo Salomé) e texto da atriz e dramaturga Deborah Moreira (autora dos textos O Tigre e Refazendo Salomé). Na narrativa, a fila vista como uma experiência da espera, como um lugar no mundo ou como um ponto de partida ou de chegada.

“A peça dialoga com cenas reais da contemporaneidade do Brasil e do mundo. Também foram incorporados à narrativa intervenções musicais e isso com um trabalho corporal que conversa com o texto e com a colaboração criativa de todos os artistas envolvidos no processo”, diz. Ainda conforme Mascarenhas, que também é ator e professor da Escola de Teatro, o espetáculo lança para o público a reflexão sobre quais são as nossas filas individuais na vida.

O espetáculo é uma produção da Companhia de Teatro da UFBA, projeto que reúne professores, estudantes e funcionários da universidade e participantes da comunidade externa. A equipe é formada ainda por Eduardo Tudella (iluminação e cenografia), Solange Lucatelli (coreografia), Luciano Salvador Bahia (trilha sonora), Hamilton Lima e Leonardo Telles (figurinos).

Sobre a Cia de Teatro da UFBA – A Companhia de Teatro da UFBA começou suas atividades na Escola de Teatro em 1981, completando 36 anos em 2017. Formada por professores, técnicos, alunos e convidados, a Cia é voltada para criação e produção de espetáculos com alto valor criativo e apurado trabalho de ator, além de textos inéditos ou pouco conhecidos, identificando tendências emergentes na dramaturgia, em paralelo com a releitura dos clássicos. Assim a Companhia de Teatro da UFBA valoriza ao mesmo tempo a tradição e contemporaneidade.

Sobre a Acessu – A Acessu é a primeira empresa do Estado da Bahia especializada na prestação de serviços voltados para soluções de acessibilidade universal, incluindo audiodescrição, interpretação em LIBRAS, trinamento e consultorias especializadas.

Na Fila é a 52ª montagem da Cia de Teatro da UFBA.

Espetáculo Na Fila
Onde: Teatro Martim Gonçalves, Av. Araújo Pinho, 292 – Canela
Quando: Quinta (23), sexta (24) e sábado (25), às 20h e domingo (26) às 19h
Recurso de Audiodescrição – Disponível dias 23, 24 e 25 (quinta a sábado)
Interpretação em LIBRAS – Disponível dias 24 e 25 (sexta e sábado)
Quanto: Gratuito
Como: A retirada dos ingressos no local uma hora antes do espetáculo e está condicionada à lotação do espaço.

Elenco

Augusto Nascimento
Clara Boa Sorte
Fernando Gonçalves
Igo Candeeiro
Izabela Veiga
Luísa Proserpio
Margarida Laporte
Matheus Ávila
Matheus Cabral
Vitória Alana
Raphael Ruvenal
Rebeca Azevedo
Rebeca Lima
Saulus Castro
Silara Aguiar
Silas Menezes
Taciana Bastos
Thais Patez
Thiago Ribeiro
Veridiana Neves

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.