Juliana Ribeiro à frente do tributo a Clementina de Jesus com mais 30 cantores


A grande cantora Clementina de Jesus, a Rainha Quelé, será reverenciada por 30 artistas no palco do Teatro Vila Velha, nesta sexta-feira (17), às 19 horas, após 30 anos de sua morte. A artista carioca  só teve seu talento reconhecido aos 63 anos, mas cuja contribuição musical fez dela uma das mais relevantes cantoras brasileiras.

Juntos e em clima de festa, participarão Aloísio Menezes , Carlos Barros, Claudya Costta, Clécia Queiroz, Edil Pacheco, Gal do Beco, GRUPO Barlavento, Grupo Tapuia, Lazzo Matumbi, Lia Chaves, Luciano Salvador Bahia, Marcia Short, Marília Sodré, Mazzo Guimarães, Pali Trombon e Pedro Morais.

Prova do legado único do canto ancestral de Clementina de Jesus é a sua força agregadora para, 30 anos após sua morte, reunir 30 artistas no palco do Teatro Vila Velha, em show multicultural de celebração à inesquecível obra e personalidade da cativante Rainha Quelé.

Projeto contemplado no Edital Arte todo Dia da Fundação Gregório de Mattos – Prefeitura de Salvador, o “Tributo a Clementina de Jesus – Ano IV” começa às 19h com a exibição do documentário “Clementina de Jesus – Rainha Quelé”, que tem direção de Werinton Kermes e roteiro de Míriam Cris Carlos, tendo sido premiado na categoria Melhor Filme de Longa Metragem no REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo em 2011

Em seguida, chega a hora de o palco ser tomado por ritmos como jongos, curimãs, partidos, sambas e batuques, que tanto marcam o repertório da Rainha Ginga – como também era chamada. “São 30 anos da passagem de Clementina e por isso eu quis realizar um evento com a força da coletividade para um tributo a uma obra que vai além do tempo”, comemora a cantora, compositora e historiadora Juliana Ribeiro, que assina a direção artística da noite e também esteve à frente dos outros três eventos de tributo a Clementina em anos passados. O Grupo Botequim mais uma vez participa como banda base.

Se a noite já seria grandiosa por reviver a ternura e talento da velha rainha sorridente, que causou fascínio com seus cânticos de escravos interpretados com o peso ancestral da sua voz, os convidados que lá estarão para cantar com emoção e gratidão a obra de Clementina prometem fazer jus à ocasião, e eles não são poucos.

Completam o time Portela Açúcar, Rita Braz, Sueli Sodré e Vérciah Vérciah. E como a proposta é de uma noite multicultural, ainda haverá a performance dos poetas Maviael Melo e Juraci Tavares e dos transformistas Ferah Sunshine e Rainha Loulou. Todos arrebatados e inspirados pela fascinação que sempre causaram as aparições de Clementina.

Tributo a Clementina – Ano IV
Local: Teatro Vila Velha – Av. Sete de Setembro, s/n – Passeio Público, Salvador
Horário: 19h
Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (bilheteria do teatro ou no site

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.