Vila da Regata recepciona velejadores da Jacques Vabre e promove shows ao público


Chegada da regata  campeã da classe Ultim, Sodebo Ultim’, em foto divulgação de Bruno Concha (Secom/PMS)

A Vila da Regata, próxima ao Mercado Modelo, recepciona a chegada dos velejadores da 13ª edição da Transat Jacques Vabre e envolve o público baiano com shows musicais, manifestações culturais, de gastronomia e receptivo até dia 24. O espaço criado pela Prefeitura de Salvador, funciona das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 12h às 22h, nos sábados e domingos. Conta com apresentações musicais de cantores como Gerônimo, Márcia Short, Dan Miranda e Filhos de Jorge. As atrações subirão ao palco a partir das 19h.

Os franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélia foram os primeiros a chegar em Salvador na manhã de segunda-feira (13). Levaram sete dias, 22 horas e sete minutos após a partida da cidade de Le Havre, na França, dia 5 de novembro, para refazerem a antiga “Rota do Café” pelo Oceano Atlântico em direção ao Brasil, os primeiros velejadores da 13ª edição da Transat Jacques Vabre,  e até dia 24 tem cultura e diversão na Vila da Regata para festejas a chegada dos campeões e dos velejadores que estão a caminho.

A dupla de velejadores franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias, a bordo do Sodebo Ultim’, foi a campeã da classe Ultime ao cruzar a linha de chegada às 7h59, horário local (8h59 no horário de Brasília). Eles fizeram uma média de 22,92 nós e mais de 1 mil km percorridos por dia. Com isso, torna-se uma marca histórica da competição – dois dias e duas horas mais rápido do que o barco Groupama, que realizou o mesmo percurso em direção à capital baiana em 2007.

A regata Transat Jacques Vabre teve início no domingo passado (5), na cidade de Le Havre, na França, e conta com a participação de 37 barcos e 74 velejadores de oito países, incluindo uma dupla brasileira. O percurso é de 4.350 milhas náuticas – equivalente a 8.056 quilômetros terrestres. Participam desta edição do torneio velejadores oriundos da França, Japão, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, Brasil, Angola, Itália e Omã. As disputas ocorrem nas categorias Class40, Multi50, Imoca e Ultime. Dentre os velejadores está o baiano Leonardo Chicourel que, ao lado do angolano José Guilherme Caldas, está a bordo do Mussulo 40 Team Angola Cables, na Class40.

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.