Semana do livro e biblioteca: diversas atividades em Salvador e Itaparica


As bibliotecas estaduais vinculadas à Fundação Pedro Calmon terão uma farta programação em celebração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A programação acontecerá em Salvador e em Itaparica com ações voltas para o livro e a leitura, além de destacar o importante papel das bibliotecas enquanto dispositivos de informação, cultura e conhecimento.

Haverá palestras, oficinas literárias, feiras de trocas de livros, exibição de filmes e mais. Durante todo o mês, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr, no Rio Vermelho, terá uma mostra biográfica e bibliográfica de alguns dos grandes escritores e poetas brasileiros que compõem o acervo da unidade. A visitação acontece de segunda a sexta das 8h às 17h, e aos sábados de 8h às 12h.

Programação infantil – Para os pequenos, a programação será intensa. No dia 20, às 15h, o Setor Infantil da Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris) realizará a Oficina Literária Árvore do Saber. Após um bate-papo sobre a importância da biblioteca, os participantes vão confeccionar coletivamente uma árvore com frases sobre a importância da leitura e da biblioteca.

Já a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, localizada em Nazaré, realizará nos dias 20 e 27 a Oficina Literária – Escreva a sua História. Após a contação da história “Chapeuzinho de palha e o primeiro livro”, de Sandra Aymone, a crianças vão confeccionar um livro com suas próprias histórias e ilustrá-los com desenhos utilizando carimbos. A oficina começa às 10h.

Feira de Troca – As Bibliotecas Juracy Magalhães Jr (Itaparica) a Thales de Azevedo realizarão a 1ª Feira de Troca de Livros com objetivo de promover a democratização da leitura, criando a oportunidade para que o público atualize e amplie a sua biblioteca pessoal sem custos. O leitor deve levar o livro em bom estado de conservação e trocar por outro do seu interesse.

Na unidade de Itaparica, a Feira acontecerá durante todo o mês de outubro, das 8h às 17h durante a semana, e das 8h às 12 aos sábados.

Já a Feira de Troca de Livros na Biblioteca Thales de Azevedo acontecerá nos dias 25, 26, 27 e 30, das 9h às 16h. Lá, o leitor também poderá trocar gibis.

Cinema e informação – Localizada dos Barris, a Biblioteca Central do Estado da Bahia vai exibir o filme A menina de roubava de livros no dia 24, em duas sessões: às 10h e às 15h. A programação acontecerá na Sala Luís Orlando, no terceiro andar.

No dia 27, haverá a palestra Série BCEB Informação em foco: Direito autoral e cópia de livro com o advogado e mestre em direito, Ricardo Duarte. Na ocasião, ele vai abordar a importância de se conhecer a lei de Direito Autoral, analisando os caminhos de como se tratar a questão de reprodução de textos, filmes e músicas. A palestra acontecerá às 10h no auditório Kátia Mattoso – 3º andar. A atividade é aberta ao público e para participar, basta enviar e-mail informando interesse para o endereço [email protected]. Mais informações pelo telefone (71)3117-6085.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.