Gastronomia, arte e música no Pelourinho e Largo do São Francisco


Quincas e amigos no Cabaré da Zazá, na Cantina da Lua

O Domingo Gastronômico une comidas típicas baianas com arte e música em 19 estabelecimentos do Pelourinho e do Largo do São Francisco, dentre estes restaurantes, sorveterias e cafés. Começa a partir das 11h, uma ação que compõe o Pelourinho Dia e Noite, promovido pela Prefeitura e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico.

Gastronomia – A iniciativa promove a criação de cardápios a partir de receitas descritas no livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manuel Querino, e visa reafirmar aspectos marcantes da culinária baiana. Os cardápios — entrada, prato principal e sobremesa — possuem preços de, no máximo R$ 50,00. Entre os pratos oferecidos estarão galinha ao molho pardo e sarapatel de carneiro; caldinho de feijão e feijoada completa; bolas de inhame com feijão de leite e xinxim de galinha; angu encubado; polenta de milho e peixe com pirão e legumes; moqueca de peixe e de ovos; bolinho de aipim com queijo coalho; mini acarajés e moqueca de camarão.

Uma cena da dança da Gabriela, personagem de Jorge Amado. Foto divulgação de Anderson Moreira

Arte – A partir das 12h30, as experiências gastronômicas são harmonizadas com cenas de dramaturgia, criadas pela escritora e dramaturga Aninha Franco. As encenações acontecem em diversos restaurantes participantes da ação à frente da direção Rita Assemany. Os atores Carlos Betão, Amos Heber, Bruno Roma, Dino Brasil, Diogo Teixeira e Zé Carlos interpretam, em cenas curtas, diversos personagens da cultura baiana, a exemplo do poeta Gregório de Mattos, o babalorixá Joãozinho da Goméia, o político Cosme de Farias ou os rebeldes Lucas Dantas e Manuel Faustino, da Sedição dos Alfaiates e personagens da obra de Jorge Amado, a exemplo de Quincas Berro D´Água.

Música – A intérprete Wil Carvalho canta, no Cuco Bistrô, “Composições Receitas”, um gênero criado pelo sambista Batatinha para a Feijoada, e repetido por muitos compositores.

Crianças -No mesmo dia, também tem atrações para o público infantil e a Feira de Artes e Encantos do Sagrado, no Montepio do Artistas, no Largo do São Francisco. Exposição de obras originais de 25 artesãos baianos.

Visita – Abertura para visitação do sobrado que abriga, desde 1883, a Sociedade Protetora dos Desvalidos, fundada em 1827 por um grupo de 19 homens negros livres e que tinha como propósito angariar e poupar recursos financeiros de seus associados para comprar alforrias.

Os estabelecimentos participantes são: CGC Café Gourmet, Cuco Bistrô, Villa Bahia, Axégo, Dona Chika-Ká, Odoyá, Cantina da Lua, Ponto do Vital, Café Conosco, Uauá, Maria Mata Mouro, Romã, Sorriso de Dadá, Alaíde do Feijão, Coliseu, La Porte, Marrom Marfim, Cravinho, Pão Pelô, A Cubana.​

Sobre o Pelourinho Dia e Noite – De domingo a domingo, de outubro a dezembro deste ano, nove ações calendarizadas que promoverão 11 ações culturais semanais gratuitas, em logradouros públicos e com múltiplas linguagens – música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e muita história da Bahia.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não reflete a opinião deste site. Todos os comentários são moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas inadequadas com conteúdo ofensivo como palavrões ou ofensa direcionadas a pessoas ou instituições. Além disso, não serão permitidos comentários com propaganda (spam) e links que não correspondam ao post.